Buscando contribuir para a melhoria contínua da Unifacisa e Esac em todos os seus aspectos, as instituições realizam processos de avaliação desde sua criação em 2004. A Avaliação Institucional é um processo que se divide nas modalidades de Autoavaliação e Avaliação Externa. A Autoavaliação é coordenada pela Comissão Própria de Avaliação — CPA, de cada uma das faculdades mantidas pelo Cesed, respeitando as diretrizes e roteiros da Autoavaliação Institucional da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior — Conaes.
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Os princípios mais importantes da Autoavaliação Institucional que explicam a natureza deste processo, sua necessidade para o desenvolvimento institucional e razão de ser, são expressos pelos objetivos fundamentais de Autorreferência, Autoanálise e Autodesenvolvimento. Compreende-se a Autoavaliação Institucional como mecanismo de produção, desenvolvimento científico e de juízo de valor sobre a universidade, o processo avaliativo, as relações humanas institucionalizadas, dentre outros. Vale pontuar que os princípios fundamentais da Autoavaliação Institucional são: globalidade; continuidade; adesão voluntária; legitimidade; credibilidade.
A Avaliação Institucional é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e está relacionada: