Aconteceu na manhã da última quinta-feira (27) a capacitação “Farmácia e Nutrição - Para Além do Básico”. Idealizado pela egressa do curso de farmácia, Tássya Rebecka Neves Araújo, o encontro foi realizado na sala do Inovalab da Unifacisa e teve como objetivo sanar as dúvidas recorrentes no ato da dispensação pela farmácia, melhorar a orientação aos pacientes quanto ao uso de fármacos, contribuir para crescimento, aperfeiçoamento nas condutas dos profissionais prescritores e conhecimento de novas formulações alimentares.
O curso foi destinado aos profissionais das farmácias municipais, nutricionistas e fonoaudiólogos do município de Queimadas, e contou com palestras e debates de profissionais das áreas. A idealizadora da ação, Tássya Neves, reside em Queimadas e explicou como se deu a iniciativa de construir uma capacitação em parceria com a Unifacisa: “a capacitação já era algo necessário para a qualificação no atendimento à população de Queimadas. Através disso, quando pensamos nos profissionais que queríamos ter para palestrar, logo veio em mente a Unifacisa.”, contou. A farmacêutica, ainda, frisou: “como egressa, já me senti muito feliz em voltar para casa e solicitar esse reforço, o qual, ocorreu de forma unânime entre as coordenações de farmácia e nutrição que apoiaram a iniciativa.”, relatou.
Ao contar sobre essa oportunidade, a egressa declarou que “o curso de farmácia da Unifacisa abre muitas portas. É possível ter mais de uma experiência com áreas totalmente diferentes. O corpo docente também foi um diferencial. Profissionais qualificados e dispostos a repassar tudo que aprenderam. Através de tudo isso é possível almejar grandes coisas como profissional e também me espelhar nos mestres que tive o privilégio de conhecer.”, enfatizou. Através de todo suporte que foi proporcionado à Tássya durante sua graduação, a farmacêutica enxerga a importância de manter-se atualizado. Para ela, “o mercado por si só já é muito avassalador e cobra muitas experiências realizadas. Sendo assim, é importante não perder o hábito nas atualizações. Além disso, o conhecimento é a única coisa que ninguém pode nos tirar e é através dele que mudanças acontecem na vida profissional. É isso que eu tenho como objetivo.”, salientou.
Partindo da percepção do quão importante é manter-se atualizado, a egressa do curso de farmácia viu a necessidade de realizar atualização com alguns profissionais de saúde da sua cidade. Foi assim que surgiu seu curso de capacitação. Ela externou que “o principal objetivo da iniciativa é um atendimento com mais qualidade e cuidado à população queimadense, no qual poderemos ter mais propriedade na dispensação das fórmulas e suplementos. Assim, se tornando possível melhorar a qualidade de vida e até mesmo os quadros clínicos dos pacientes que são desde bebês prematuros, APLV (alergia alimentar) e crianças com algum tipo de deficiência até idosos com câncer ou com problemas na deglutição.”, citou.
Mostrando a importância da interdisciplinaridade na dispensação de fórmulas alimentícias com intuito de trazer um melhor atendimento aos usuários e buscando unir a vivência profissional com o saber científico, o curso de nutrição foi representado pela professora Carolina Campelo e seus alunos de estágio. “Ficamos felizes em poder contribuir com o trabalho realizado por nossos egressos e de saber que, mesmo em suas atribuições profissionais, eles nos têm como referência e nos procuram para formamos parcerias.”, disse Mayra Cavalcanti, coordenadora do curso de nutrição da Unifacisa.
Silany Ferreira dos Santos é nutricionista e participou da capacitação como ouvinte. Ela ressaltou como foi sua experiência: “o curso aprimorou minha percepção e possibilitou uma melhora no desempenho entre a equipe de farmácia e nutricionistas de Queimadas. O momento, ainda, permitiu que ‘falássemos uma mesma linguagem’ através de uma melhor resolução de problemas com a redução de tempo/gastos.”, explicou.
Iniciativas como as de Tássya reforçam um dos pilares primordiais da Unifacisa: a importância de pensar coletivamente. Através das aulas e contatos diários com as atividades práticas desde os primeiros semestres dos cursos, a instituição busca preparar profissionais que usem suas habilidades para servir e contribuir com o crescimento social. A criação de uma capacitação que busque atualização profissional de trabalhadores municipais é exatamente um exemplo do pensamento coletivo. Assim, a partir de decisões como essa, a Unifacisa reforça seu compromisso em desenvolver atividades de cunho social.
Por André Bojim - Assessoria de Imprensa Unifacisa