Sempre que possível é frisado pela comunidade acadêmica da Unifacisa o compromisso que a instituição tem com o âmbito social. Dentro das graduações busca-se trazer uma formação profissional e também humanística. O Centro Universitário unifacisa, semestralmente, recebe alunos para iniciarem a vida profissional e, simultaneamente, devolve para sociedade profissionais com a missão de transformar as realidades em que estiverem inseridos. Dessa maneira, por saber da responsabilidade profissional de cada egresso, se torna comum que os profissionais formados na Unifacisa retornem à instituição para somarem enquanto colaboradores.
Pedro Paulo Coutinho Costa iniciou seu relacionamento com a instituição em 2007, enquanto acadêmico do curso de medicina. Este ano, o egresso retornou ao ecossistema para ser docente da nova pós-graduação em dermatologia. O médico comentou sobre o retorno: “estou entusiasmado! Reconheço o papel da Unifacisa como imprescindível e ratifico que a construção do bom profissional requer, de forma mútua e integral, motivação e conhecimento. Sinto-me lisonjeado e honrado com a oportunidade. Tenho um sentimento que, indubitavelmente, enaltece o propósito da instituição”, expressou.
O ex-acadêmico de medicina relatou, também, o papel da instituição na sua formação profissional. “A faculdade me ofereceu uma ampla oportunidade e acesso ao conhecimento de todas as áreas relacionadas à prática médica, seja ela cirúrgica ou clínica. Fui direcionado ao acesso à medicina contemporânea, que, por sua vez, requer contínua atualização e pesquisa, sendo primordial para o nosso conhecimento e promoção da saúde dos pacientes”, frisou Pedro. O egresso ainda atribuiu muito da sua boa formação ao corpo docente do curso de medicina que, segundo ele, “configura a base para uma trajetória de sucesso”, reforçou.
O professor também relatou alguns momentos da sua trajetória profissional e que, segundo ele, tais conquistas só foram possíveis graças à boa influência que recebeu quando ainda era aluno da graduação. “Concluí a residência médica em dermatologia no ano de 2019 na Fundação de Medicina Tropical do Estado do Amazonas sendo, logo em seguida, aprovado no exame de título de especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia-SBD. Adiante, conclui especialização em tricologia no Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo. Ainda como aluno, na Unifacisa, fui contemplado com a singular oportunidade de ter excelentes professoras e assistentes na disciplina de dermatologia que motivaram a escolha desta especialidade”, relatou.
Atualmente, Pedro é médico assistente do ambulatório de dermatologia pediátrica da residência de pediatria, pelo Hospital da Criança de Campina Grande (HCCG) e atende em consultório particular, além de ambulatório especializado e vinculado ao SUS, pela prefeitura da cidade. Para o futuro, além de iniciar suas atividades enquanto docente da pós-graduação da Unifacisa, o professor explica que pretende “lecionar no âmbito da especialidade de dermatologia, ampliar e atuar nos ambulatórios médicos relacionados à disciplina, com foco nas áreas de tricologia.”, concluiu.
Por André Bojim - Assessoria de Imprensa Unifacisa