Para conquistar uma vaga em um programa de pós-graduação, como mestrado ou doutorado, é necessário muito comprometimento e dedicação com a pesquisa científica. Esses pilares, e outros, podem ser conquistados através de uma formação acadêmica que promova o desenvolvimento científico e fomente pesquisas que busquem agregar avanços na sociedade, como é o caso do curso de farmácia da Unifacisa que possui vários egressos que são academicamente comprometidos com pesquisas em pós-graduações. Joyce Almeida Lima é uma dessas egressas de sucesso. Recentemente, a ex-graduanda foi aprovada no mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).
Joyce concluiu sua graduação na Unifacisa em 2021 e foi aprovada no mestrado no final de abril de 2023. Ela comentou como a instituição que a graduou contribuiu com sua formação profissional: “a Unifacisa me ofereceu uma estrutura maravilhosa desde a sala de aula até os laboratórios estrategicamente montados para oferecer o melhor.”, explicou. A mestranda também relatou como sua graduação contribuiu e influenciou em seu projeto de pesquisa aprovado no mestrado: “o grupo de pesquisa que fiz parte no curso da Unifacisa ajudou para que eu encontrasse minha área de afinidade e que também foi a linha de pesquisa que escolhi para o projeto do mestrado, que é sobre a obtenção e avaliação da atividade biológica de produtos naturais, sintéticos e biotecnológicos de interesse farmacêutico.”, frisou.
Segundo a egressa, como peças fundamentais para a conquista e preparação desta fase recém iniciada, também esteve a colaboração das docentes Marina e Daniela Vilar que apresentaram e incluíram a aluna no caminho da pesquisa científica dentro da instituição. “Já a professora Rafaela, que ministrou algumas disciplinas durante o curso, foi uma inspiração pra mim com o seu jeito único de ministrar as aulas. A coordenadora do curso, professora Marisa, foi um auxílio e exemplo de profissional na qual me espelho até os dias de hoje. Mas, em especial, estendo a gratidão da minha aprovação no mestrado à minha orientadora Mayra, que sempre me incentivou e esteve ao meu lado.”, destacou.
Além de mestranda, Joyce também divide suas atividades diárias com a função de farmacêutica RT (responsável técnico) na farmácia básica da cidade de Barra de Santa Rosa. Para o futuro, ela externou que: “quero alargar meus conhecimentos, me tornar docente e voltar para Unifacisa como professora para repassar o conhecimento que um dia recebi enquanto aluna.”, encerrou.
Por André Bojim - Assessoria de Imprensa Unifacisa