A nova pós-graduanda relatou sobre sua trajetória na Unifacisa e como sua preparação na instituição lhe ajudou a garantir vaga no mestrado
A quantidade de egressos da Unifacisa que, após a formatura, conquistam uma carreira de excelência não para, e estes resultados motivam e enchem a equipe pedagógica da instituição de orgulho. O último grande resultado foi da egressa do curso de Farmácia, Larissa Alves Barros, que dias antes da sua colação de grau do semestre 2024.1 obteve a aprovação no mestrado do Programa de Pós-Graduação em Farmácia da UFBA, em Salvador/BA.
A farmacêutica atribui sua recente aprovação a toda profissionalização que recebeu na Unifacisa. “Aqui tive um vasto campo de possibilidades. Desde o início do curso, eu já sabia o que iria seguir ao finalizá-lo. A teoria em junção com a prática, me fez admirar toda a jornada acadêmica que a faculdade proporciona ao estudante de Farmácia. Foram muitos estágios, práticas laboratoriais, pesquisas, visitas técnicas e todas essas experiências me fez desejar, ainda mais, um futuro no ambiente acadêmico”, comentou.
Além de toda a robusta experiência proporcionada à Larissa, ao seu lado, guiado estas vivências, estiveram os docentes do curso que, segundo ela, fizeram toda diferença. “Cada professor da Unifacisa foi crucial em toda a trajetória. Quando ingressei na faculdade, eu tinha acabado de trancar um curso de engenharia em uma universidade pública e ao me deparar com professores atenciosos e dispostos a fazer todos aprenderem, não importasse o quão difícil fossem as disciplinas, aquilo me encantou. Toda a dedicação deles no que escolheram só me fez desejar, um dia, ter aquele mesmo brilho no olhar que vi em muitos ao exercer sua profissão. Agradeço de coração a cada um. Não fazem ideia do quanto são especiais para mim”, declarou.
Como o Centro Universitário Unifacisa proporciona experiências para além da sala de aula, Larissa explicou como o seu projeto aprovado no mestrado tem reflexos das pesquisas de aprendizados vividos dentro da instituição: “Irei pesquisar sobre o desenvolvimento de um sistema microemulsionado contendo um extrato natural derivado da Cannabis. Na Unifacisa, me interessei por essa temática com a disciplina de tecnologia farmacêutica que nos mostrou as diversas possibilidades que a pesquisa científica tem apresentado para garantir a estabilidade de um ativo, diminuir a toxicidade, garantir o efeito terapêutico desejado, entre outros. Quis seguir me aprofundando nessa área”, disse.
Por fim, a mestranda relatou seus planos para o futuro: “desejo seguir a carreira acadêmica atuando em pesquisas, congressos e produção de trabalhos científicos, de modo que meu conhecimento possa contribuir com a educação e a saúde. Também desejo realizar concursos na área da farmácia e, um dia, atuar na sala de aula como professora universitária”, destacou.
Por André Bojim - Assessoria de Imprensa Unifacisa