A Unifacisa segue se destacando na formação de profissionais de excelência na área da saúde. Duas egressas do curso de Enfermagem da instituição agora compartilham histórias de sucesso ao conquistarem vagas em programas de residência. Isana Bronzeado Guimarães e R. Hellen Dayanna da Paz Silva não apenas completaram suas graduações com distinção, mas também avançaram em suas carreiras ao serem selecionadas para residências em instituições renomadas. Ambas revelam como a universidade foi fundamental em suas trajetórias e o impacto que as residências terão em suas carreiras.
Isana Bronzeado Guimarães, formada em Enfermagem pela Unifacisa em 2023, revela que a universidade teve um papel crucial em sua formação. “Estudar na Unifacisa foi um divisor de águas na minha trajetória profissional. A estrutura, os professores e todos os profissionais envolvidos são excepcionais. Sinto orgulho em fazer parte dessa instituição, e os laços criados ao longo dos cinco anos de curso foram marcantes na minha vida”, declara Isana, que se prepara para uma jornada desafiadora e enriquecedora na residência em Atenção ao Paciente Crítico no Hospital Universitário da Grande Dourados.
Ao longo de sua graduação, Isana conta que os professores foram fundamentais para o seu sucesso. Ela faz questão de destacar a influência de docentes como Renata Clemente, Lorena Farias, Camilla Ribeiro e, sua orientadora, Emanuella de Castro, que impactaram positivamente sua trajetória acadêmica. “Fui muito incentivada pelos professores a buscar novas oportunidades e me aprofundar nas diversas áreas da Enfermagem. A residência foi uma meta que estabeleci durante o curso e a cada dia meu interesse pelo intensivismo só aumentava. Quando tive a chance de estagiar nessa área, soube que era isso que eu queria para minha carreira”, compartilha Isana.
Agora, ao ingressar na residência, ela está determinada a continuar seu aprendizado, com planos de se especializar ainda mais. “Meu objetivo é continuar avançando na área da saúde, focando na especialização em intensivos e seguir a carreira acadêmica com mestrado e doutorado, visando sempre o aprimoramento profissional”, planeja.
R. Hellen Dayanna da Paz Silva também formada em Enfermagem pela Unifacisa em 2023, se destaca em sua trajetória. Ela foi aprovada em dois processos seletivos para residência: um em Enfermagem Obstétrica, no município de Dourados, no estado do Mato Grosso do Sul, e outro em Enfermagem Cirúrgica, no IMIP (Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira), em Recife, Pernambuco. Para Hellen, a Unifacisa desempenhou um papel fundamental na sua formação. “A Unifacisa é uma instituição única. Sua infraestrutura, professores e oportunidades de aprendizado ajudaram a moldar meu caráter, minha personalidade e minha visão de futuro. Cada aula e atividade prática me ajudaram a me definir como a profissional que sou hoje”, revela Hellen.
Ela destaca a influência dos professores na escolha de sua trajetória profissional. “Foi em uma aula expositiva, onde discutimos as possibilidades de pós-graduação que conheci a residência e o quanto ela seria importante para minha construção profissional. Desde então, passei a perseguir esse sonho, e agora, com a realização da residência, vejo esse objetivo concretizado”, afirma Hellen.
Durante a graduação, Hellen aproveitou todas as oportunidades acadêmicas, como ser monitora de disciplinas como Microbiologia, Semiologia e Urgência e Emergência, além de integrar e ser preceptora na Liga Acadêmica em Saúde Coletiva em Enfermagem (LASCEN) e participar de projetos de extensão. Essas vivências a prepararam para os desafios das residências, onde ela pretende aprofundar os conhecimentos adquiridos. “Durante a residência poderei continuar o que aprendi na graduação, utilizando os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos e me especializando nas áreas que me apaixonei durante os estágios”, conclui Hellen.
As histórias de Isana e Hellen são exemplos de como a Unifacisa contribui para a formação de profissionais dedicados, capacitados e prontos para enfrentar os desafios do mercado de trabalho. Com garra, competência e uma sólida base acadêmica, essas egressas estão escrevendo seus próprios caminhos para o sucesso na área da saúde.
Por André Bojim - assessoria de imprensa Unifacisa