A especialidade denominada de “medicina do trabalho” objetiva a prevenção das doenças no exercício profissional, bem como o controle de riscos no ambiente corporativo. A atividade na área está ligada ao cumprimento das normas governamentais que todas as empresas precisam seguir com o intuito de promover a saúde dos seus colaboradores. Segundo uma pesquisa desenvolvida pela Marsch Telemedicina, atualmente, os ambientes trabalhistas e grandes multinacionais estão mais conscientizadas sobre o assunto e, por conta disso, já realizam consultas com médicos especialistas em medicina do trabalho como fator de qualidade para sua produção.
Dentro desta realidade, os profissionais da medicina enxergam a área como uma excelente oportunidade para crescimento profissional. O Centro Universitário Unifacisa, com o intuito de proporcionar atualizações condizentes com as exigências do mercado de trabalho na área de saúde dos trabalhadores, está oferecendo o curso de pós-graduação em medicina do trabalho. A capacitação possui componentes teóricos e práticos aplicados no HELP (Hospital de Ensino e Laboratórios de Pesquisa) e em indústrias parceiras, sendo destinada a todos os médicos que buscam aprofundar seus conhecimentos em uma das áreas que mais tem crescido: a medicina do trabalho.
Por meio de uma metodologia de ensino centrada no aluno que o coloca como protagonista do processo de aprendizagem e que o impulsiona ao desenvolvimento de autonomia, responsabilidade e capacidade de tomada de decisões, o curso promove uma capacitação completa que permite ao médico pós-graduando o manejo adequado no atendimento de profissionais. De maneira dinâmica e com a maior carga horária prática do mercado, o curso carrega como premissa a qualificação de médicos dispostos a contribuírem para a qualidade de vida de colaboradores das mais diversas idades e atividades profissionais.
A capacitação ainda fornece ao médico os conhecimentos específicos a respeito dos aspectos médicos legais e técnicos do ambiente de trabalho, além de promover o desenvolvimento das habilidades necessárias para avaliar riscos e elaborar programas legais. A pós-graduação da Unifacisa também visa ampliar as oportunidades de atuação profissional, tanto no setor público quanto no privado, visto que o mercado de trabalho para esse profissional vem se expandindo cada vez mais em função da crescente preocupação com a saúde e segurança dos trabalhadores. Dentre as muitas possibilidades de atuação do médico do trabalho estão:
1 - Empresas privadas: o médico do trabalho pode ser contratado por instituições de diversos segmentos para promover a saúde e segurança dos trabalhadores, avaliar riscos ocupacionais, elaborar programas de prevenção de doenças e acidentes de trabalho, realizar exames médicos admissionais, periódicos e demissionais, entre outras atividades;
2 - Órgãos públicos: possibilidade de atuação em ambientes como Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, Ministério da Saúde, Ministério do Trabalho e Emprego e Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), entre outros. Para desenvolver políticas públicas de saúde do trabalhador, fiscalizar as condições de trabalho e garantir o cumprimento das normas regulamentadoras de segurança e saúde no trabalho;
3 - Universidades: atuação como professor ou pesquisador em universidades, contribuindo para a formação de novos profissionais da área e desenvolvendo pesquisas sobre saúde do trabalhador;
4 - Clínicas e hospitais especializados em saúde do trabalhador: por meio da realização de atendimentos clínicos, diagnósticos e tratamentos de doenças ocupacionais, além de prestar suporte para a reabilitação de trabalhadores acidentados;
5 - Consultorias: através da prestação de serviços para empresas, sindicatos e órgãos públicos, na elaboração e implementação de programas de prevenção de doenças e acidentes de trabalho, bem como na avaliação de riscos ocupacionais e na orientação sobre a legislação trabalhista e previdenciária.
A aplicação de todas as diretrizes da pós-graduação fica por conta de um corpo docente formado por profissionais médicos multidisciplinares que estão por dentro das tendências e avanços da área. Com formações em universidades renomadas no país e no exterior, cada um desses profissionais possui ampla experiência clínica e acadêmica que será compartilhada através de aplicações teóricas e práticas, além de oferecerem supervisão durante todo o processo.
Tenha acesso ao corpo docente, componentes curriculares e inscrições aqui.
Por André Bojim - Assessoria de Imprensa Unifacisa