A ex-graduanda da instituição, Jéssica Mariana Silva Soares, concluiu o curso de nutrição em 2019. Após sua graduação, a egressa publicou um artigo científico sobre sua pesquisa, intitulada de “Elaboração e caracterização de um fermentado à base do extrato de coco (cocos nucifera) com polpa de cajá (spondias mombin L)”, na Revista Research, Society and Development (Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento). O objetivo do periódico científico multidisciplinar é publicar, mensalmente, diversos tipos de manuscritos, como artigos científicos, resenhas e ensino de casos em diversas áreas do conhecimento com o intuito de promover o desenvolvimento social, científico e tecnológico.
Com esse objetivo claro, a nutricionista explicou que a temática da sua pesquisa caminhava ao encontro da proposta multidisciplinar da revista, já que seu texto tinha como foco o público que não faz a ingestão de produtos à base animal. Ela, ainda, acrescenta que, “o objetivo da minha pesquisa foi a criação de um produto de origem vegetal com o intuito de substituir um fermentado de origem animal, além da inclusão do cajá, como uma fruta regional nordestina, que ainda carece de valorização na indústria. Portanto, a pesquisa buscou aumentar o valor comercial e a visibilidade do fruto.”, disse. Não obstante, a egressa, ainda, explicou que a Unifacisa foi essencial para que essa conquista acontecesse: “A Unifacisa foi chave para que eu pudesse começar na área de pesquisa científica, pois somos incentivados a inovar e elaborar solução para a sociedade na criação de novos produtos ou serviços que possam resolver problemáticas sociais.”, frisou.
Jéssica ainda destaca que o corpo docente que a acompanhou ao longo de sua graduação também foi responsável para que ela alcançasse seus objetivos. Para ela, “os professores me ajudaram a desenvolver escrita e a mentalidade científica no âmbito acadêmico. Eles foram essenciais não só na minha caminhada científica, mas em todas as áreas da nutrição. O corpo docente da instituição trabalha incansavelmente para formar profissionais qualificados e inteiramente capacitados para o mercado de trabalho”.
Atualmente, a egressa trabalha com nutrição clínica e faz parte do grupo de embaixadores Sanar Saúde. Entretanto, após ser orientada e preparada, também, para a atuação acadêmica, durante a graduação, a nutricionista recém-formada almeja voos que vão além das atuações clínicas. Ela esclarece que: “além de me aperfeiçoar ainda mais na nutrição clínica, almejo para meu futuro dar continuidade a pesquisa científica através de mestrado e doutorado.”, finalizou.
Por André Bojim - Assessoria de Imprensa Unifacisa