25 de setembro de 2023

Com três trabalhos aprovados, alunos do curso de medicina da Unifacisa foram destaque em congresso nacional

O trio integra a Liga Acadêmica de Diagnóstico Médico Diferencial (LIDMED) e representou a Unifacisa no encontro

De 6 a 9 de setembro, o curso de medicina da Unifacisa foi representado durante o Congresso Brasileiro de Atualização em Endocrinologia e Metabologia, ocorrido em João Pessoa. Com três trabalhos aprovados para apresentação no encontro, o grupo, por meio dos alunos Amanda Araújo Brandão; Ítallo Bernardo Souto; e Tamara Andrade Soares, também estiveram representando a Liga Acadêmica de Diagnóstico Médico Diferencial (LIDMED) da Unifacisa. Além da oportunidade de compartilhar suas pesquisas e experiências com profissionais renomados, a participação do trio ainda representou o comprometimento e o talento dos envolvidos, bem como destacou a LIDMED no cenário nacional do diagnóstico médico. 

Entre os trabalhos aprovados, estão: “Presença de comorbidades endócrino-metabólicas e sua associação com o grau de acometimento pulmonar na  tomografia computadorizada de pacientes internados por Covid-19 grave em Campina Grande-PB”; “Obesidade como condição de risco para o desenvolvimento de formas graves de Covid-19 na infância: revisão integrativa”; e “Insuficiência Adrenal primária pós covid-19: relato de caso”. Cada uma das pesquisas teve orientação da coordenadora da liga, a professora Lígia Farias.

Para o presidente da LIDMED, Ítallo Bernardo, “aprovar 3 trabalhos no maior evento nacional de efervescência intelectual sobre atualizações em endocrinologia e  metabologia prelude tudo o que a LIDMED será nessa nova fase. Desenvolver uma medicina que esteja na fronteira do conhecimento ao lado da ciência e entregá-la à sociedade é o nosso grande ponto de partida. Toda essa preparação e envolvimento é muito precioso para nós porque queremos ser a resposta para as dores da vida de alguém. Há muitas pessoas apostando em nós, há muitas pessoas apostando em mim, e decepcioná-las não é uma alternativa. Estamos apenas começando.”, destacou.

História da LIDMED

A Liga Acadêmica de Diagnóstico Médico Diferencial da Unifacisa foi criada em 2018, sob o comando dos professores Marcos Farias e Lígia Farias, com o propósito de agregar aos discentes em medicina a excelência ao exercício médico prático do diagnóstico diferencial em múltiplas áreas e servir à sociedade. Com o passar dos anos, a liga se consolidou com o objetivo de formar médicos generalistas capazes de se inserirem em diversos cenários como agentes modificadores e competentes, para entregar à sociedade um conhecimento aplicado às necessidades de cada paciente.

Em 2020, com o início da pandemia da Covid-19, os serviços SUS de Campina Grande foram sobrecarregados e a liga precisou ser desativada, visto que aquele ambiente era o maior pilar de aprendizado do grupo. Entretanto, neste ano, a liga foi reativada e voltou a se empenhar no ativismo social e no envolvimento de discussões importantes e de competência médica. A participação no congresso é só uma das estratégias traçadas e concretizadas pelo grupo. Muitos outros projetos e ações estão sendo desenvolvidos e, em breve, serão postos em prática. 

O evento

O Congresso Brasileiro de Atualização em Endocrinologia e Metabologia é  o maior evento sobre atualização em endocrinologia e metabologia do país. Na ocasião estiveram grandes nomes da endocrinologia, como o autor do livro “Endocrinologia Clínica”, Dr. Lúcio Vilar, que é a grande referência do estudo da endocrinologia do Brasil. Os ligantes tiveram a oportunidade de conversar de perto com o médico: “Conhecer Dr. Lúcio Vilar foi superlativo. Particularmente, ele é humilde e uma grande referência intelectual. Ele me disse que adotou Emas como cidade natal e que tomou banho no Açude Estevão Marinho, em Coremas/PB, minha cidade natal. Saber que minhas referências estiveram lá já me permite traçar novos futuros possíveis na minha mente”, relatou Ítallo.

Ao lado de outros representantes da Unifacisa, como Lígia Farias; Fátima Lima; Marciênio Medeiros e Gabriela Ramos, o grupo também conheceu a presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) regional da Paraíba, Alana Abrantes. A oportunidade foi importante para tratar sobre a falta de humanização em atendimentos médicos.

Assim, a partir da participação em um encontro de destaque nacional, evidencia a história da LIDMED enquanto uma liga marcada pelo empenho, dedicação e paixão dos membros em promover a excelência na formação acadêmica e profissional médica. Essa iniciativa proposta pelos ligantes tem contribuição significativa para avanços em pesquisas e cuidados na saúde da população, o que revela um legado positivo no curso de medicina da Unifacisa.

Por André Bojim - Assessoria de Imprensa Unifacisa

Conheça outras novidades da Unifacisa

Veja mais notícias

Confira os Cursos da Unifacisa

Está com dúvidas?

Temos uma turma pronta para te atender!

Conheça mais opções

Fale no WhatsApp

Fale conosco
Falar agora

Ligar

83 2101 8877
Ligue agora

Deixe uma mensagem

Deixe sua mensagem e nós entramos em contato com você
Enviar mensagem

Repositório Acadêmico

Editais, portarias, resoluções e outros documentos
Acesse agora

Sou Unifacisa

Acesso aos principais ambientes para alunos e colaboradores
Acesse agora
CESED - Centro de Ensino Superior e Desenvolvimento Ltda.
© 2024 Todos os direitos reservados.
CNPJ: 02.108.023/0001-40
Estamos on-line
crossmenu