Responsabilidade Social

A Fundação Pedro Américo, é uma instituição sem fins lucrativos, que desenvolve atividades de educação e promoção à saúde, e de inclusão sociocultural para a população em situação de risco e vulnerabilidade social, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico dos indivíduos. Instalada desde 2004 em Campina Grande, sua atuação reflete em todo o estado da Paraíba.

Cursinho Preparatório para o ENEM

Consiste em um programa de formação complementar, que oferece suporte para jovens estudantes que irão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), de modo a proporcionar meios para que estes possam se capacitar para ingressar em uma Instituição de Ensino Superior (IES) de forma equânime. A iniciativa conta com a parceria do CESED.

Programa Alegria de Plantão

Consiste em ações permanentes de arte, educação em saúde e comunicação, que privilegia as expressões artísticas como: o humor, a música, a mímica, o clown, o teatro de bonecos, dentre outras. O objetivo do programa é promover de forma lúdica, saúde, diversão, alegria, autoestima e o bem-estar emocional junto à população escolar do ensino fundamental de instituições públicas, Unidades de Saúde da Família de Campina Grande e cidades circunvizinhas, bem como para pacientes pediátricos, idosos e seus cuidadores, que estejam inseridos no ambiente hospitalar. Os protagonistas das ações educativas são estudantes matriculados nos cursos do Centro Universitário Unifacisa, na condição de voluntários da Fundação Pedro Américo.

Programa Envelhecendo com Saúde

Consiste em uma extensão social com ações voltadas para a melhoria da qualidade de vida e a promoção da saúde da pessoa idosa, reúne um grupo de cerca de 50 idosos que são beneficiados semanalmente com atividades práticas de: Inclusão Digital, Artesanato, Danças Regionais, Oficinas de Alimentação, Cultura e Memória. Os promotores das atividades são alunos voluntários, bolsistas, professores das áreas de nutrição, fisioterapia, educação física e enfermagem da Unifacisa.

Projeto Prevenir

Foi idealizado para atender mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica em ações de prevenção na saúde da mulher. Atuando nos espaços segregados de Campina Grande, sua região metropolitana e municípios circunvizinhos. O Projeto Prevenir dispõe de uma Unidade Móvel de Rastreamento (centro de diagnostico móvel) com foco na prevenção do câncer de mama.

Projeto Temper Artes

Foi idealizado como uma proposta de trabalho coletivo integrado à economia solidária consiste na produção e misturas de ervas aromáticas e especiarias, para criação de massalas locais. A finalidade do projeto é promover capacitações na produção e comercialização de temperos gourmet, incentivando a formação de mão de obra qualificada para a constituição de cooperativas e o aprimoramento de técnicas existentes visando o desenvolvimento de sujeitos no campo da economia solidária, com base no sistema cooperativista. O projeto foi desenvolvido por meio da Incubadora de Empreendimentos Populares Solidários (INCUPES) da Fundação Pedro Américo, com o apoio do Centro Universitário Unifacisa e da BrazilFoundation, em parceria com a Secretária Municipal de Assistência Social de Campina Grande.

Projeto Veja-Bem

Consiste em uma unidade clínica móvel, criada para prestar serviços oftalmológicos a grupos sociais menos favorecidos economicamente, proporcionando acesso a consultas e outros procedimentos oftalmológicos com menor tempo de espera possível. O projeto conta com a parceria da Clínica Escola Cesed, Secretária Estadual de Saúde e do Centro Universitário Unifacisa.

Um Remédio Chamado Leitura

Um programa de cunho social e caráter humanístico, voltado para a transformação da realidade dos pacientes em tratamento de hemodiálise. Promove atividades através da técnica da leitura terapêutica (biblioterapia), técnica utilizada como fonte de promoção de um ambiente acolhedor, propiciando bem-estar ao paciente. As atividades são realizadas por alunos voluntários e bolsistas dos cursos da área de saúde da Unifacisa, em uma instituição hospitalar de referência para tratamento hemodialítico no município de Campina Grande – Paraíba.