A dor crônica é considerada um problema de saúde pública mundial, possibilitando levar ao estresse físico e emocional, além de altos custos financeiros e sociais para a população. De acordo com a Sociedade Brasileira de Estudos da Dor (SBED), aproximadamente 37% da população brasileira, cerca de 60 milhões de pessoas, relatam sentir dor de forma crônica.
A dor é multidimensional e acarreta influência negativa na mobilidade, cuidado pessoal e atividades cotidianas, prejudicando a funcionalidade do paciente. Assim, tratá-la adequadamente é fundamental para promover qualidade de vida aos nossos pacientes, além de permitir o uso racional de medicamentos e a indicação apropriada de intervenções para o controle da dor, o que diminui a repercussão psicossocial e econômica advindas da dor.
Sob essa perspectiva, a nossa instituição oferece um CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA DA DOR - TEORIA E PRÁTICA APLICADOS, cujo objetivo é formar profissionais completos e atualizados com as demandas do mercado. O curso é destinado a médicos e busca aprofundar o conhecimento teórico e prático na área Medicina da Dor que tem crescido diariamente. Com uma metodologia centrada no aluno para o desenvolvimento de habilidades no manejo adequado do paciente portador de dor crônica, de forma dinâmica e com a maior carga horária prática do mercado. Venha fazer parte da formação de um grupo de médicos por um mundo sem dor.
Desenvolvimento de habilidades no diagnóstico e tratamento da dor crônica.
Metodologia pioneira e inovadora construída em parceria com a Universidade de Maastricht.
Corpo docente formado por profissionais qualificados com experiência clínica e acadêmica.
Aulas práticas presenciais no Centro Paraibano de Dor (CEPDOR) no Hospital de Ensino e Laboratórios de Pesquisa - HELP, e no Centro Universitário Unifacisa.
Acesso à biblioteca virtual e banco online de dados - UpToDate.
Networking qualificado que gera conexões e relacionamentos que potencializam o conhecimento.
Carga horária condizente para submissão à prova de Título - Averiguar a carga horária com Associação Médica Brasileira - AMB;
Certificado emitido pelo Ministério da Educação - MEC.
Inovadora e pioneira no Brasil, a metodologia ativa com aprendizagem centrada no aluno foi desenvolvida pela Unifacisa em parceria com a Universidade de Maastricht e veio para proporcionar um novo modelo de pós-graduação, com o conhecimento aliado ao exercício da prática, permitindo o melhor desenvolvimento das habilidades profissionais. O ensino aplicado ao cotidiano facilita o aprendizado e incentiva o profissional a evoluir dentro da sua área. Na Pós Médica Unifacisa, o aluno tem total autonomia para se desenvolver através das imersões práticas e de todos os recursos ativos da estrutura que o ecossistema Unifacisa oferece.
As Atividades Profissionais Confiadas (APROC’S) são as unidades fundamentais para a construção de um profissional. São elas: conhecimento, habilidades, atitudes e raciocínio clínico.
O aluno é o principal agente ativo do próprio processo de aprendizado, com um cronograma flexível e direcionado para a prática profissional do dia a dia que permite uma construção do conhecimento ainda mais dinâmica.
O ecossistema da Unifacisa possibilita que o aluno tenha acesso às melhores estruturas e ferramentas que o auxiliará ao longo desse processo de construção profissional.
São 30.000m² de área construída, contando com 400 leitos, incluindo leitos de UTI divididos para o atendimento adulto, pediátrico e neonatal, contando com 200 leitos voltados para o atendimento SUS e filantrópico. O Help é referência nas áreas de oncologia (cirurgia, radioterapia e quimioterapia), bem como, nas de transplantes de órgãos sólidos (principalmente hepático, renal e cardíaco) e reabilitação ortopédica (bloco de cirurgia ortopédica e centro de reabilitação).