Nugem – Núcleo de Genética Médica

O Núcleo de Genética Médica (NUGEM) é um laboratório de genética molecular que integra a estrutura da Unifacisa, realizando investigações científicas nas áreas de genética humana e biologia molecular humana e, prestando serviços diagnósticos para doenças e condições humanas. O NUGEM tem inovado trazendo para a cidade de Campina Grande um ambiente moderno que integra pesquisa, ensino e produção de novos conhecimentos com resultados que circulam nos principais congressos do Brasil. Atualmente, o NUGEM possui competência técnica, equipamentos e reagentes para o desenvolvimento, implementação e realização de pesquisas e exames genéticos que envolvam as técnicas analíticas de PCR (reação em cadeia da polimerase), PCR-RFLP, qPCR (PCR quantitativa, ou real time PCR) e sequenciamento de DNA.

Pesquisador Responsável

Dr. Bruno Luiz Fonseca Schamber Reis (Currículo Lattes)

É Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestre em Genética pelo Depto. de Biologia Geral (Conceito CAPES 6)  e Doutor em Biologia Molecular pelo Depto. de Bioquímica e Imunologia (Conceito CAPES 7), ambos departamentos localizados no Instituto de Ciências Biológicas da UFMG. Também possui Pós-Doutorado pela University of Massachusetts Medical School (Worcester/EUA). É coordenador do Núcleo de Genética Médica (NUGEM).

Suas linhas de pesquisa na FCM-CG buscam investigar alterações celulares e moleculares relacionadas aos seguintes campos do conhecimento:

1. Controle epigenético e expressão gênica em doenças humanas;
  2. Estudo de vias de reparo de DNA;
  3. Genética e imunologia das doenças parasitárias humanas.