Condições
exclusivas
Faça sua inscrição e garanta as melhores ofertas para iniciar sua especialização.

Medicina da Dor

A melhor pós médica do Brasil.
24 Módulos
Turmas em andamento
Unifacisa - PB
Parcelas a partir de R$ 2.430,00

Conheça o curso de Medicina da Dor

A dor crônica é considerada um problema de saúde pública mundial, possibilitando levar ao estresse físico e emocional, além de altos custos financeiros e sociais para a população. De acordo com a Sociedade Brasileira de Estudos da Dor (SBED), aproximadamente 37% da população brasileira, cerca de 60 milhões de pessoas, relatam sentir dor de forma crônica.

A dor é multidimensional e acarreta influência negativa na mobilidade, cuidado pessoal e atividades cotidianas, prejudicando a funcionalidade do paciente. Assim, tratá-la adequadamente é fundamental para promover qualidade de vida aos nossos pacientes, além de permitir o uso racional de medicamentos e a indicação apropriada de intervenções para o controle da dor, o que diminui a repercussão psicossocial e econômica advindas da dor.

Sob essa perspectiva, a nossa instituição oferece um CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA DA DOR - TEORIA E PRÁTICA APLICADOS, cujo objetivo é formar profissionais completos e atualizados com as demandas do mercado. O curso é destinado a médicos e busca aprofundar o conhecimento teórico e prático na área Medicina da Dor que tem crescido diariamente. Com uma metodologia centrada no aluno para o desenvolvimento de habilidades no manejo adequado do paciente portador de dor crônica, de forma dinâmica e com a maior carga horária prática do mercado. Venha fazer parte da formação de um grupo de médicos por um mundo sem dor.

Vídeo de apresentação do curso
Conheça o curso de Medicina da Dor
ícone de highlights do curso

Sessões de tutoria e aprendizado baseado em problemas reais

ícone de highlights do curso

Metodologia ativa de aprendizagem centrada no aluno

ícone de highlights do curso

Imersão na Prática

ícone de highlights do curso

Parceria com o melhor hospital do Nordeste

ícone de highlights do curso

Certificação do MEC

Diferenciais do curso

Desenvolvimento de habilidades no diagnóstico e tratamento da dor crônica.

Metodologia pioneira e inovadora construída em parceria com a Universidade de Maastricht.

Corpo docente formado por profissionais qualificados com experiência clínica e acadêmica.

Aulas práticas presenciais no Centro Paraibano de Dor (CEPDOR) no Hospital de Ensino e Laboratórios de Pesquisa - HELP, e no Centro Universitário Unifacisa.

Acesso à biblioteca virtual e banco online de dados - UpToDate.

Networking qualificado que gera conexões e relacionamentos que potencializam o conhecimento.

Carga horária condizente para submissão à prova de Título - Averiguar a carga horária com Associação Médica Brasileira - AMB;

Certificado emitido pelo Ministério da Educação - MEC.

Metodologia Ativa com aprendizagem centrada no aluno

Inovadora e pioneira no Brasil, a metodologia ativa com aprendizagem centrada no aluno foi desenvolvida pela Unifacisa em parceria com a Universidade de Maastricht e veio para proporcionar um novo modelo de pós-graduação, com o conhecimento aliado ao exercício da prática, permitindo o melhor desenvolvimento das habilidades profissionais. O ensino aplicado ao cotidiano facilita o aprendizado e incentiva o profissional a evoluir dentro da sua área. Na Pós Médica Unifacisa, o aluno tem total autonomia para se desenvolver através das imersões práticas e de todos os recursos ativos da estrutura que o ecossistema Unifacisa oferece.


Ícone do item sobre Atividades Profissionais Confiadas

Atividades Profissionais Confiadas

Toque para saber mais

As Atividades Profissionais Confiadas (APROC’S) são as unidades fundamentais para a construção de um profissional. São elas: conhecimento, habilidades, atitudes e raciocínio clínico.


Ícone do item sobre Aprendizagem Centrada no Aluno

Aprendizagem Centrada no Aluno

Toque para saber mais

O aluno é o principal agente ativo do próprio processo de aprendizado, com um cronograma flexível e direcionado para a prática profissional do dia a dia que permite uma construção do conhecimento ainda mais dinâmica.


Ícone do item sobre Estrutura do Ecossistema Unifacisa

Estrutura do Ecossistema Unifacisa

Toque para saber mais

O ecossistema da Unifacisa possibilita que o aluno tenha acesso às melhores estruturas e ferramentas que o auxiliará ao longo desse processo de construção profissional.


Matriz Curricular

24 Módulos
Epidemiologia e Principais Síndromes Dolorosas
36h
Semiologia no Paciente com Dor Crônica
36h
Classificação e Fisiopatologia da Dor
36h
Tratamento Farmacológico da Dor Crônica
36h
Terapia Canabinoide
36h
Tratamento não farmacológico e técnicas alternativas na Medicina da Dor
36h
Cefaléias e Dores Orofaciais
36h
Dor Musculoesquelética e Medicina Regenerativa
36h
Dores OsteoArticulares e Medicina do Esporte
36h
Lombalgia e Cervicalgia
36h
Dores Neuropáticas
36h
Transtornos do Humor e do Sono na Medicina da Dor
36h
Dor em faixas etárias específicas - Estado da arte da pediatria à geriatria
36h
Dor Oncológica e Cuidados Paliativos
36h
Dor Pélvica e Dor Visceral
36h
Medicina Intervencionista da Dor
36h
Empreendedorismo na Medicina da dor
36h
Gestão em Carreira Médica
36h
Ambulatório de Dor Crônica - Prática minimamente invasiva (prática) I
36h
Ambulatório de Dor Crônica - Prática minimamente invasiva (prática) II
36h
Ambulatório de Dor Crônica - Prática minimamente invasiva (prática) III
36h
Ambulatório de Dor Crônica - Prática minimamente invasiva (prática) IV
36h
Ambulatório de Dor Crônica - Prática minimamente invasiva (prática) V
36h
Simpósio Científico
36h

Docentes

Tenha aula com os melhores professores e profissionais de destaque.
Foto do Professor Luiz Severo

Luiz Severo

Médico Neurocirurgião formado pelo Hospital da Restauração de Recife. Mestre e Doutorando em Neurocirurgia - UFPE. Fellow em Neurocirurgia Funcional e Tratamento Avançado da Dor Crônica. Professor e Coordenador da Neurocirurgia do Hospital de Ensino e Laboratório de Pesquisa - HELP. Idealizador do Centro Paraibano da Dor - Hospital HELP.

Foto do Professor Victor Egypto Pereira

Victor Egypto Pereira

Anestesiologista; Médico da Dor. Graduado em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba. Residência Médica em Anestesiologia pela Faculdade de. Medicina de Ribeirão Preto (USP - RP). Residência Médica em Medicina da Dor pela Universidade de São Paulo (USP - SP). Preceptor do internato na disciplina de Medicina da Dor na Unifacisa. Doutor em Ciências da Saúde Aplicadas ao Aparelho. Locomotor pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP - RP)

Foto do Professor Norberio Coelho

Norberio Coelho

Ortopedista Graduado pela Universidade federal de Pernambuco. Residência médica em ortopedia e traumatologia pela clínica ortopédica de acidentados Recife-PE. Especialista em Acupuntura pelo Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura.

Foto do Professor Paulo Thadeu Brainer

Paulo Thadeu Brainer

Neurocirurgião Funcional. Médico Neurocirurgião formado pelo Hospital da Restauração- Recife. Mestre em Filosofia, Neuropsiquiatria pela Universidade Federal de Pernambuco. Doutor em Filosofia, Cirurgia pela Universidade Federal de Pernambuco. Fellow em Neurocirurgia Funcional pela The Radcliffe Infirmary, Oxford University UK. Assistente do Programa de Residência em Neurocirurgia do Hospital da Restauração da Faculdade de Medicina da Universidade de Pernambuco, Recife.

Foto do Professor Marcelo Morais Valença

Marcelo Morais Valença

Neurocirurgião - UFPE. Presidente da Sociedade Brasileira de Cefaléia. Me. em Ciências Biológicas - Fisiologia - UFPE. Dr. em Ciências - Fisiologia Geral Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), Universidade de São Paulo – USP. Pós-doutorado em Neuroendocrinologia no National Institutes of Health (Visiting Fellow, Neuroendocrinologia), USA . Professor de Neurologia e Neurocirurgia da UFPE. Fellow of the American Headache Society. Atual Presidente da Sociedade Brasileira de Cefaleia.Editor Chefe do Headache Medicine ISSN 2178-7468 da Sociedade Brasileira de Cefaleia e do Jornal. Memorial da Medicina ISSN 2674-7103.

Foto do Professor Hildo Azevedo Filho

Hildo Azevedo Filho

Graduação em medicina - UFPE. Me. em Master of Science - University of Oxford. Dr. em Neurocirurgia - UFPE. Professor emérito de Neurocirurgia da UEP. Royal College of Surgeons of Edinburgh. Presidente honorário da Federação Mundial de Neurocirurgia - WFNS. Serviço de Neurocirurgia profº Dr. Hildo Azevedo Filho. Ex-Presidente da Academia Brasileira de Neurocirurgia. Ex-Secretário e Ex-Vice-Presidente da WFNS. Fundador do Serviço de Neurocirurgia do Hospital da Restauração. Presidente da Academia Pernambucana de Medicina. Membro da Academia  Nacional de Medicina.

Foto do Professor Olympio Chacon Neto

Olympio Chacon Neto

Anestesiologista, Certificado de Área de Atuação em Dor. Título Superior em Anestesiologia. Diplomat American Board of Regenerative Medicina - DABRM
Certified Interventional Pain Sonologist - CIPS. Coordenador do Núcleo de Dor e Cuidados Paliativos da Sociedade de Anestesiologia do Estado de SP (SAESP).

Foto do Professor Paula Tavares

Paula Tavares

Médica formada pela Universidade Federal de Campina Grande. Neurologista pelo IAMSPE. Neuroimunologista pelo IAMSPE. Professora de Neurologia da UNIFACISA
Neurologista do HELP.

Foto do Professor Bruno Brilhante

Bruno Brilhante

Membro titular da sociedade brasileira de ortopedia e traumatologia - SBOT. Especialista em cirurgia do joelho - ITORK. Pós graduação em medicina regenerativa – ORTHOREGEN. Membro da SOCIEDADE MÉDICA BRASILEIRA DE TRATAMENTO POR ONDAS DE CHOQUE. Membro fundador da SOCIEDADE BRASILEIRA DE REGENERAÇÃO TECIDUAL. Fundador do Centro Especializado em Cirurgia Ortopédica e reabilitação – CECORE DR.BRILHANTE.

Foto do Professor Ana Luiza Figueirôa

Ana Luiza Figueirôa

Residência de Clínica Médica na Santa Casa de Misericórdia de Maceió. Residência de Geriatria no Real Hospital Português de Beneficência em Pernambuco. Pós graduação em Cuidados Paliativos pela Universidade Estadual de Pernambuco. Quanto aos cenários de atuação, atualmente, realizo atendimentos hospitalar, ambulatorial (particular e institucional) e domiciliar. Como geriatra na Clínica Santa Clara, na Policlinica do Catolé e no Hospital HELP. E como médica paliativista no hospital da FAP. Em paralelo, concilio uma grande paixão que é o ensino, na Unifacisa (docente na disciplina Saúde do Idoso e preceptora no internato de Clínica Médica), na pós graduação de Cuidados Paliativos (Unicorp - CG) e no Medclub Recife (plataforma digital de curso on-line).

Foto do Professor Nicolas

Nicolas

Neurocirurgião titular SBN. Diretor da SBN Ligas 2021-2024. Pos doutorado FMUSP. Professor da Faculdade Atenas de Medicina Passos-MG. Membro da academia de Letras do Noroeste de Minas gerais. Pós graduando em ClinicDor e PainMaster pela Singular - Campinas - SP.

Por que estudar na UNIFACISA?

O Centro Universitário Unifacisa, fundado em 1999, é uma instituição dedicada à excelência educacional que promove conhecimento alinhado com as demandas da sociedade, sendo referência em tecnologia, inovação e empreendedorismo. Localizada em Campina Grande, Paraíba, a Unifacisa é composta por um conglomerado de empresas segmentadas nas áreas de educação, esporte, cultura, saúde e desenvolvimento social. Além de ser referência internacional no ensino e possuir infraestrutura moderna, conta com: uma emissora de televisão, teatro, clínicas-escola, um time de basquete, complexo esportivo, o HELP - Hospital de Ensino e Laboratórios de Pesquisa, a ESAC - Escola Superior de Aviação Civil, um museu e a premiada Fundação Pedro Américo. Essa é a Unifacisa, um ecossistema avaliado como o melhor do Norte-Nordeste, fruto de uma administração que reflete os melhores resultados.
Ícone de destaque

Parcerias com grandes empresas

Ícone de destaque

Complexo universitário completo

Ícone de destaque

Impacto social e aprendizado prático

Ícone de destaque

Instituição dedicada à excelência educacional

HELP: o melhor hospital do nordeste

São 30.000m² de área construída, contando com 400 leitos, incluindo leitos de UTI divididos para o atendimento adulto, pediátrico e neonatal, contando com 200 leitos voltados para o atendimento SUS e filantrópico. O Help é referência nas áreas de oncologia (cirurgia, radioterapia e quimioterapia), bem como, nas de transplantes de órgãos sólidos (principalmente hepático, renal e cardíaco) e reabilitação ortopédica (bloco de cirurgia ortopédica e centro de reabilitação).


Conheça o HELP

Está com dúvidas?

Temos uma turma pronta para te atender!

Conheça mais opções

Fale no WhatsApp

Tire suas dúvidas
Falar agora

Ligar

83 2101 8877
Ligue agora

Deixe uma mensagem

Deixe sua mensagem e nós entramos em contato com você
Enviar mensagem

Repositório Acadêmico

Editais, portarias, resoluções e outros documentos
Acesse agora

Sou Unifacisa

Acesso aos principais ambientes para alunos e colaboradores
Acesse agora

Unidades

Unifacisa - Campus Itararé

Av. Sen. Argemiro de Figueiredo, 1901 Itararé, Campina Grande - PB 58411-020
Abrir no maps

Unifacisa/Esac - Campus Catolé

R. Luíza Bezerra Mota, 200 Catolé, Campina Grande - PB 58410-340
Abrir no maps
CESED - Centro de Ensino Superior e Desenvolvimento Ltda.
© 2024 Todos os direitos reservados.
CNPJ: 02.108.023/0001-40
Tire suas dúvidas
crossmenu