A produção científica do conhecimento é incentivada na Unifacisa com suporte do corpo docente de mestres e doutores em nossas graduações. O curso de Enfermagem finalizou o ano de 2022 celebrando as publicações dos alunos em revistas científicas internacionais.
O artigo “Violência obstétrica: análise conceitual no contexto da enfermagem” é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso da aluna Gabriele Santos do Nascimento, orientado pela professora Renata Clemente, em parceria com a egressa Vitória Ribeiro dos Santos e as docentes Emanuella de Castro Marcolino, Gleicy Karine Nascimento de Araújo-Monteiro e Ana Márcia Nóbrega Dantas.
O trabalho foi publicado na revista internacional Aquichan - Universidad de La Sabana , que dá subsídios para o conceito de violência obstétrica na enfermagem, além de fornecer múltiplas possibilidades de pesquisas futuras relacionadas à temática. O artigo auxilia os profissionais da enfermagem a identificar os atributos essenciais que envolvem a violência no momento do pré-natal, parto e puerpério.
Outro trabalho foi publicado na revista OBJN - Online Brazilian Journal of Nursing, em chamada pública específica para manuscritos envolvendo a temática da COVID-19. O artigo "Violência e qualidade de vida de mulheres isoladas socialmente por COVID-19: estudo transversal", também é produto do TCC de Maria Luísa Cabral da Cunha, em parceria com os ex-alunos Tamires Paula Gomes Medeiros, Igor de Sousa Nóbrega e Kalyne Araújo Bezerra e os docentes da UNIFACISA Gleicy Karine Nascimento de Araújo-Monteiro, Emanuella de Castro Marcolino e Maria Cidney da Silva Soares. O manuscrito conseguiu observar a relação existente entre a violência psicológica e física de forma negativa na qualidade de vida de mulheres isoladas socialmente pela pandemia.
A professora orientadora Renata Clemente comemora as publicações e incentiva os alunos para tal, pois é uma das formas do aluno e futuro profissional fortalecer o seu currículo. “O engajamento do aluno em produções científicas está muito relacionado a sua intenção no mercado de trabalho, após a sua formação. Ingressar em grupos de estudos e pesquisa do curso pode ser um forte impulsionador nas publicações científicas e potencializador do currículo para competir com o mercado de trabalho.” Destacou.
Confira os artigos na íntegra:
“Violência obstétrica: análise conceitual no contexto da enfermagem”
“Violence and quality of life women socially isolated due to Covid-19: a cross-sectional study”