9 de junho de 2023

Descubra como aproveitar as noites de São João sem desconfortos na região da lombar

Professora do curso de educação física da Unifacisa falou sobre exercícios para driblar dores na lombar

As 30 noites de festa no Maior São João do Mundo são sempre repletas de “forrozeiros” vindos de vários lugares do Brasil. Para evitar grandes desconfortos, muitas vezes, os portões são fechados quando o local atinge capacidade máxima. Em 2023, a capacidade máxima é de 60 mil pessoas. Com tantas pessoas juntas em um mesmo local, torna-se impossível encontrar um lugar para sentar e descansar, e, mesmo assim, milhares de pessoas decidem ficar em pé por horas a fim de aproveitar cada atração disponível no palco principal do Parque do Povo. Muitas dessas pessoas se queixam que, no dia seguinte, surgem muitas dores na região da lombar. Segundo a professora do curso de educação física da Unifacisa, Cybelle Navarro, esses desconfortos aparecem devido a sobrecarga no quadril causada pelo tempo que essas pessoas passam em pé.

Com a intenção de evitar as dores nessa região e melhorar a qualidade física do “pós-festa”, a personal separou quatro exercícios que fortalecem a musculatura da lombar. O primeiro movimento se chama “abraçando o joelho”, que, segundo Cybelle, deve ser feito, sem parar, em uma média de 10 a 15 segundos. “Se deve trazer o joelho em direção ao peito para mobilizar a região do quadril”, explicou. Após a realização da primeira atividade, a professora relatou que segundo movimento é chamado de “elevação pélvica”: “o intuito deste exercício é fortalecimento da região posterior da lombar, através da elevação pélvica”, comentou.

Cybelle chama o terceiro movimento de “prancha frontal" e explica que “a importância dessa atividade é fortalecer a região anterior e posterior, incluindo a lombar. Ele deve ser feito de 20 a 30 segundos”, aconselhou. Para encerrar a série de exercícios, a treinadora explica que a última atividade, além de fortalecer a região da lombar, também fortalecerá a região dos glúteos: “o movimento 'superman' pode ser feito com o levantamento dos braços e das pernas, com o quadril encostado no chão. O intuito é fazer uma hiperextensão lombar para tirar a sobrecarga da coluna e evitar as dores que o pessoal tanto reclama.”, concluiu a professora.

Cada um dos exercícios indicados deve ser feito com as costas no chão, com a exceção da prancha frontal e do superman que são executados com o rosto virado para o chão. Veja a demonstração de todos os movimentos acessando o @unifacisapb