24 de março de 2023

Professores e alunos da Unifacisa recebem representantes de empresas para fomentar projetos e soluções para desafios empresariais

O Desafio Unifacisa é a designação para os projetos integradores de extensão que são essenciais para os currículos dos cursos de graduação. Neste programa, a Unifacisa deixa um banco de demandas aberto para pessoas físicas jurídicas, bem como instituições de Campina Grande e Região possam enviar seus desafios. Os projetos integradores são ações interdisciplinares que têm por objetivo promover a interação entre ensino e prática, aplicando conhecimentos que reforcem a conexão entre ensino, pesquisa e extensão.

Os desafios são solucionados por nossos alunos e professores a partir da construção e aplicação de conhecimentos adquiridos na sala de aula. São formados grupos de várias áreas dentre os 16 cursos da instituição. Assim, a captação dos desafios consiste em encontrar uma proposta de solução para os problemas apresentados pelos demandantes, utilizando os conhecimentos inerentes aos respectivos cursos.

No decorrer dos projetos, os graduandos têm encontros com os demandantes e com os mentores. Ao final, apresenta-se soluções para os problemas propostos, bem como um resumo expandido e um vídeo que busca descrever o desenvolvimento do projeto, entregando para empresa ou instituição soluções para os desafios.

No período entre 06 e 13 de março, as turmas envolvidas no programa receberam os demandantes dos projetos integradores em desenvolvimento no primeiro semestre de 2023. Representantes de empresas, entes governamentais e instituições filantrópicas visitaram as dependências do Centro Universitário, travando diálogos com os estudantes e professores, e explicitando as necessidades partilhadas através dos projetos submetidos. Foi um momento que oportunizou aos estudantes conhecer um pouco mais sobre a realidade dos demandantes, além de inquirir diretamente os clientes dos desafios sobre detalhes que, certamente, contribuirão para a proposição das soluções que representam o objetivo principal dos desafios.

Para o professor do curso de Direito da Unifacisa e coordenador de pesquisa e extensão do programa, Marcelo Lara, “o Desafio Unifacisa é extremamente relevante porque dá aos alunos a oportunidade de atuar como profissionais de suas respectivas áreas. O traquejo no trato com os clientes e o estabelecimento de uma comunicação efetiva são aptidões de grande importância, e um dos focos da proposta educacional inovadora da Instituição.”, frisou.