A estudante do curso de Sistemas da Informação da Unifacisa, Cauany Rodrigues, conquistou a medalha de prata no Torneio Feminino Sênior 2025 da Olimpíada Paraibana de Informática (OPI), realizada pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). A competição reuniu alunas do ensino superior em desafios de programação, estruturas de dados e algoritmos.
Além de destacar o desempenho individual, a conquista reforça o papel da Unifacisa na formação de talentos na área da tecnologia. Para Cauany, a experiência foi marcante tanto pelo aprendizado quanto pela superação de limites.
“Participar do torneio foi empolgante. As questões desafiam a pensar fora da caixa, em soluções criativas para resolver problemas. É difícil, mas muito gratificante”, explicou.
O segundo lugar foi recebido pela estudante como reconhecimento de sua dedicação aos estudos.
“Esse resultado representa meu esforço e pelo que já estudei em lógica de programação. Tenho muita gratidão, pois a OPI é uma competição muito importante e conquistar esse reconhecimento me deixa bastante feliz.”
Para o coordenador do curso de Sistemas da Informação da Unifacisa, Fabrício Dias, a medalha conquistada por Cauany comprova a qualidade da formação oferecida pela instituição.
“O resultado de Cauany é importante para nós, porque mostra que a Unifacisa está formando pessoas com alta capacidade intelectual. Além disso, para ser competitivo, é preciso dedicação e preparação, fatores que desenvolvem ainda mais o estudante", pontuou.
Apesar da medalha, a estudante reforça que sua principal motivação é aprimorar as habilidades em lógica de programação. Ela também destacou o apoio da professora da Unifacisa, Luciana Lunguinho, após a prova.
“Ela me ajudou a lembrar que o verdadeiro objetivo não é só competir, mas aprender. Perceber isso foi o maior valor que tirei da minha participação", finalizou.