O programa “Bolsas Santander” é um projeto do Banco Santander que oferece bolsas de estudos a profissionais de qualquer idade e a universitários há mais de 25 anos. Seu principal objetivo é o comprometimento com a aprendizagem contínua para aperfeiçoar as competências profissionais ligadas à melhoria da empregabilidade dos universitários e profissionais.
Dentre os mais de 400 programas de bolsas, está o Top España 2022 que iniciou suas inscrições no final de 2022 e levará um grupo de brasileiros para Salamanca, na Espanha. A Unifacisa, enquanto instituição que fomenta a educação e imersão em outras culturas, possibilitou, através da sua parceira do programa, que, dentre os selecionados, estivesse Alice Nascimento Moreira, aluna do 8° período do curso de psicologia.
A estudante soube da oportunidade através das redes sociais da instituição e, quando percebeu que tinha os requisitos necessários para concorrer, realizou a inscrição. Ela, juntamente com um grupo de brasileiros, irá em junho deste ano para um intercâmbio de três semanas na Espanha. Na Universidade de Salamanca, que é uma das mais antigas da Europa, a graduanda de psicologia viverá uma experiência imersiva na cultura espanhola, entre aulas de conversação e entendimento cultural acerca do país.
Alice, que sempre almejou fazer um intercâmbio, explicou como está se preparando para viver esta experiência: “me preparo olhando vários vídeos de relatos sobre as experiências culturais, bem como vendo coisas sobre os hábitos culturais de lá, lugares para conhecer e que com certeza vão ficar muito marcados na minha memória. E, claro, testando um pouquinho do espanhol.”, descreveu.
Para o professor e coordenador do curso de psicologia da Unifacisa, Adriano Barros, “receber uma bolsa de intercâmbio durante o processo de formação acadêmica, torna-se uma oportunidade que extrapola o campo da instrução técnica, pois o contato com outras culturas e modos diversos de saber, ampliam a visão de mundo e, consequentemente, tornam o estudante mais habilitado para lidar com as diversidades do mundo do trabalho e da vida.”, destacou.
Por André Bojim - Assessoria de Imprensa Unifacisa