16 de maio de 2023

Alunos do curso de sistemas de informação realizam visitas técnicas em um dos maiores centros de inovação da América Latina

Na última segunda-feira (08), um grupo composto por alunos e professores do curso de sistemas de informação da Unifacisa se deslocaram até a cidade de Recife, em Pernambuco, para duas importantes visitas técnicas. A delegação foi composta por 26 alunos, acompanhados pelo coordenador do curso, professor Fabrício Dias, da professora Vera Lúcia Medeiros e da colaboradora do Inovalab Kátia Shirley.

Inicialmente, o grupo foi até o CIN-UFPE (Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco). Lá, eles foram recebidos pelo coordenador de pós-graduação, o professor Leopoldo Motta Teixeira, que fez uma apresentação sobre o Centro de Informática, sua relevância social e científica para o país, além de discorrer sobre os programas de pós-graduação do CIN-UFPE, bem como os projetos que possui com as grandes empresas como a Motorola, Samsung, Apple e Jeep. Em seguida, o grupo foi guiado pelas instalações do CIN, passando pelos laboratórios de robótica, automação de carros, inteligência artificial, redes de computadores e hardware, além de visitarem os ambientes dos projetos com as empresas.

No turno da tarde, a delegação se deslocou até o Recife Antigo para visitar o Accenture Inovation Center, que é reconhecido como o maior centro de inovação da companhia na América Latina. Neste ambiente, o conjunto foi recebido pelo gerente sênior, Evandro Mirres, e sua equipe de gestores e executivos. Os alunos também tiveram a oportunidade de conhecer um ambiente altamente tecnológico e disruptivo com o uso de inteligência artificial, realidade virtual e aumentada. Ainda na Accenture, foi realizado um bate-papo sobre carreiras, oportunidades e o mercado de trabalho. Neste momento foi possível tirar todas as suas dúvidas em um ambiente real de trabalho, o que foi uma experiência única para os alunos, ampliando as visões em relação às tendências mundiais e as diversas oportunidades na área.

O coordenador do curso, Fabrício Dias, explicou que: “a experiência que pudemos proporcionar aos nossos alunos, neste dia, onde estivemos em um dos centros de excelência no país no que tange ao desenvolvimento científico em informática e depois estivemos em uma empresa que é líder mundial no desenvolvimento de soluções de software e tecnologias disruptivas, foi única e faz com nosso aluno amplie ainda mais a compreensão e o entendimento do que a tecnologia pode proporcionar aos negócios, a ciência e ao ser humano. Tenho certeza que o nosso aluno que participou das visitas neste dia voltou para Campina Grande diferente do que foi e para nós, do ecossistema da Unifacisa, poder proporcionar esse engrandecimento é o que nos move a buscar cada vez mais e melhor.”, expressou.

Já para a professora Vera Medeiros, que possui um olhar especial para a participação de mulheres na informática, “as visitas foram extremamente importantes porque as meninas da delegação tiveram a oportunidade de conhecer o CIN-UFPE que possui em seus quadros um grande número de professoras, além de conhecer umas das executivas de Design e Inovação da Accenture que participou junto conosco do bate-papo. E aqui vale um reforço de que informática e liderança é lugar sim para mulher. Por fim, ressalto ainda que ter a oportunidade de conhecer em detalhes os projetos do CIN e da Accenture é um diferencial para nossos alunos.”, salientou.

Dessa forma, o curso de sistemas de informação mantém implementada uma diretriz de integração entre a academia e o mercado de trabalho, fazendo com que o aluno consiga compreender na prática o que significa cada uma das vertentes e que possa ao longo da sua carreira tomar a melhor decisão quanto a que seguir.