Momento reuniu pessoas atuantes e estudantes de graduação do setor para discussões acerca do alto rendimento físico
Anualmente comemorado no dia 1° de setembro, no Brasil, o Dia do Profissional de Educação Física acontece em razão de que neste mesmo dia, em 1988, a Lei Federal n° 9696 regulamentou a profissão e criou o Conselho Federal de Educação Física e os Conselhos Regionais de Educação Física. Na Unifacisa, a graduação na área sempre celebra a data com momentos de trocas de experiências entre profissionais já atuantes e graduandos. Para este ano a proposta foi abordar o esporte de alto rendimento no basquete, cross training e no vôlei de praia.
Segundo Conceição Carvalho, coordenadora do curso de Educação Física da Unifacisa, “eventos desse tipo são cruciais para o desenvolvimento de novas técnicas baseadas em estudos científicos que buscam aprimorar a força, velocidade, resistência e outras capacidades físicas essenciais para atletas de alto rendimento. Isso ajuda a alinhar o treinamento físico com os avanços científicos, otimizando o desempenho atlético e prevenindo lesões, além de permitir uma troca de experiências entre profissionais e nossos alunos. Ao compartilhar conquistas e desafios, os alunos podem incorporar novos conhecimentos sobre a utilização de abordagens e estratégias para melhorar o desempenho de atletas”, destacou.
Ministrando as mesas redondas e palestras estiveram: Rogerio Leonardo, técnico do Basquete Unifacisa; Bruno Giovanni, técnico assistente do Basquete Unifacisa; Washington Reis, preparador físico do Basquete Unifacisa; José Renan Souza, CEO CrossFit ARMCTR e diretor executivo ARM GYM; Marlem Moreira, CEO e diretora executiva CrossFit ARMCTR; CEO e diretora executiva CrossFit ARMCTR; Anna Marina Barbosa, CEO CrossFit ARMCTR e HEAD COACH; Viviane Barbosa, CEO CrossFit ARMCTR; e Riceler Waske dos Santos, Preparador físico e Técnico da seleção Olímpica de Vôlei de praia.
Para Guilherme Feliciano, estudante de Educação Física, a oportunidade de conversar com profissionais atuantes na área foi extremamente enriquecedor: “foi um momento muito interessante e eles comentaram sobre muitas coisas que eu tinha uma certa dúvida. Hoje eu descobri que as academias de Cross Fit realmente são uma tendência que veio para ficar. O melhor é essa sensação de que a Unifacisa leva a gente para fora daqui e nos coloca em contato com pessoas experientes e que são referência na nossa profissão”, disse. Já para Riceler Waske dos Santos o momento foi para falar sobre o “ciclo olímpico e todos os investimentos que fizemos até chegar às Olimpíadas de Paris. Estou muito grato pelo convite e espero poder contribuir ao máximo com o crescimento dos alunos”, pontuou.
Por André Bojim - Assessoria de Imprensa Unifacisa