O edital de ATHIS do CAU/PB teve o objetivo de promover ações multifuncionais para beneficiar a comunidade do bairro São Rafael em João Pessoa.
A sigla ATHIS significa Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social. Trata-se de uma garantia expressa na Lei Federal 11.888/2008 que tem como um dos seus fundamentos o direito humano à moradia, conforme na Constituição Federal. A Lei da ATHIS busca assegurar que famílias com renda de até três salários mínimos recebam assistência técnica pública e gratuita para a elaboração de projetos, acompanhamento e execução de obras necessárias para a edificação, reforma, ampliação ou regularização fundiária de suas moradias. É uma lei de abrangência nacional, válida em todo Brasil, que reforça o direito social à moradia, valorizando bairros declarados como espaços de interesse social.
Em janeiro, o Arquiteto e Docente da Unifacisa, Marco Suassuna, juntamente com a egressa da Unifacisa, Juliana Marques Sarmento de Queiroga, venceram o edital de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS). O projeto tem por objetivo reformar um galpão multifuncional que irá beneficiar diretamente, cerca de 400 pessoas do bairro São Rafael em João Pessoa.
Para o docente Marco Suassuna, o arquiteto e urbanista tem como pilar desenvolver e propor estratégias e sugestões que possam beneficiar a sociedade, levando em consideração, os conteúdos absorvidos em sala de aula, bem como as experiências vividas no campus.
“O ensino-aprendizagem vai além da sala de aula, sempre destacamos a importância do conjunto: ensino, pesquisa e extensão. Na universidade, promovemos esses pilares, para que os alunos desenvolvam projetos que visem transformar a sociedade. ” Destacou.
A atuação do arquiteto e urbanista, vem ganhando destaque nas etapas desse edital, pois o projeto arquitetônico foi feito com foco nas melhorias e materiais específicos que deverão ser utilizados na reforma do galpão. Levando a excelência para execução dos serviços, bem como solucionando desafios reais que irão beneficiar a sociedade.
“Devolver para sociedade o que aprendemos e construímos na sala de aula, esse é o nosso propósito. Os nossos egressos e alunos são preparados para o mercado, e hoje atuamos no setor comercial, são proprietários e sócios de lojas de iluminação, mobiliários, projetados, temos um mercado robusto de paisagismo, e também profissionais especialistas em projetos arquitetônicos. Muitos de nossos egressos estão entre os melhores de Campina Grande/PB e região”, ressaltou Jean Fechine, Coordenador e Docente do curso de arquitetura e urbanismo da Unifacisa.