6 de junho de 2024

Estudantes do curso de Enfermagem obtiveram aprovação de 13 trabalhos e premiações de 2° e 3° lugar em congresso nacional

Entre 17 e 19 do último mês de maio, a Unifacisa esteve representada no XI Fórum Nacional de Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem na Formação em Saúde. Sob orientação do professor Josivan Soares, os estudantes do curso de Enfermagem Thayse Mota Alves, Débora Regina Alves Raposo, Joyce Kell Sampaio da Silva, Débora Taynah Oliveira da Silva, Cosme Michael Santos Farias, Sabrina Farias da Silva, Sabrina Karen Alves de Araújo, Iven Maclaud Cordeiro de Sousa Danielle Santiago de Souza, Alex Júnior Vieira Sousa, Maria Luiza Pereira Marques, Gabriel Antônio Alves Gomes, Anne Christine Colaço Lima Fernandes, Danielle Christine Moura dos Santos e José Ivair Motta Filho aprovaram 13 trabalhos para o congresso e obtiveram a premiação de 2° lugar em comunicação oral e 3° Lugar em pôster.

O evento participado pelos alunos compartilhou estratégias e ações adotadas por instituições de Ensino Superior e ocorreu de maneira virtual. O intuito do encontro foi explorar a utilização de metodologias ativas de ensino-aprendizagem nas áreas de saúde, conforme preconizado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, como por exemplo a Biomedicina, Biologia, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Psicologia, Serviço Social e entre outras.

A produção dos trabalhos aprovados se deu através do Grupo de Estudo em Trauma, Emergência e Cuidados Críticos (GETECC), vinculado ao curso de Enfermagem da Unifacisa. Débora Raposo foi uma das estudantes envolvidas no processo de escrita e pesquisa. Segundo ela, “desenvolvemos um plano de pesquisa detalhado que incluía a coleta de dados por meio do relato dos alunos que fazem parte do GETECC e estão inseridos nesse contexto, bem como através da revisão detalhada da literatura. Tivemos encontros regulares para discutir o progresso, receber feedbacks e ajustar as abordagens conforme necessário. O professor também nos orientou na escrita dos estudos, garantindo que os trabalhos estivessem alinhados com os padrões acadêmicos exigidos pelo evento. O resultado foi excepcionalmente satisfatório”, declarou.

A graduanda também destacou de que forma a Unifacisa teve contribuição com o destaque científico do grupo no congresso. Para ela, “a Unifacisa desempenhou um papel fundamental na construção e aprovação desses trabalhos. A instituição fornece diariamente todos os recursos necessários para a pesquisa, incluindo acesso a bibliotecas, computadores e estrutura impecável. Além disso, a instituição promove a introdução de uma metodoligia prática e curricularização da extensão, o que sem dúvidas enriqueceu ainda mais nosso conhecimento e embasamento teórico. O apoio institucional também se manifestou através do incentivo à participação em eventos acadêmicos e da disponibilização de orientadores experientes, como o docente Josivan Soares, que nos guiou durante todo o processo de pesquisa”, destacou.

A participação de estudantes em encontros congressos é extremamente importante para o desenvolvimento da pesquisa acadêmica. São em oportunidades assim que os graduandos são instigados à iniciação científica, além aprimorarem muitas outras habilidades. No caso de Débora, ela relatou que o encontro foi muito oportuno já que “agregou imensamente à minha formação. A experiência de pesquisa desenvolveu minhas habilidades de investigação científica, análise crítica e escrita acadêmica. Além disso, o contato com profissionais renomados e a troca de experiências com outros pesquisadores ampliaram meu conhecimento com uma visão mais abrangente das práticas educacionais inovadoras. A apresentação dos trabalhos no evento também fortaleceu minha confiança e competências em comunicação”, pontuou a acadêmica de Enfermagem.

A cultura de incentivo à pesquisa científica é trabalhada diariamente na Unifacisa por meio da coordenação de pesquisa e extensão que, junto ao corpo docente, promove uma educação alinhada à prática. Assim, é comum que os estudantes relatem o incentivo propiciado pela instituição. “Acredito que a Unifacisa me motiva significativamente a seguir no caminho da pesquisa. A instituição não só oferece os recursos e suporte necessários, como também incentiva ativamente a produção científica através de programas de iniciação científica e eventos acadêmicos. A experiência positiva e o reconhecimento que obtive ao participar do evento me inspiram a continuar investindo na pesquisa. Pretendo, sim, seguir nesse caminho, para que consiga aprofundar meus estudos. Continuar na pesquisa me permitirá contribuir de maneira significativa para a evolução de estudos relevantes, bem como na preparação para intervir de maneira eficaz na realidade profissional e social”, concluiu Débora.

Pós-graduação

Fale no WhatsApp