Durante os próximos dias 7 e 8/11, no Teatro Facisa, localizado no bairro do Itararé, acontecerá o II Simpósio Paraibano da Dor, ofertado por especialistas da Unifacisa que possuem atuação multidisciplinar na área. A iniciativa busca ser uma conferência que oportunize uma capacitação humanística por meio de discussões e atualizações na perspectiva da medicina da dor.
A segunda edição do evento surge em um momento em que o Brasil encontra-se com cerca de 60 milhões de pessoas diagnosticadas com a dor crônica, segundo a Sociedade Brasileira de Estudos da Dor (SBED). Em meio a esse dado é considerado que a dor seja um problema nacionalmente emergente, uma vez que, com o passar do tempo, sua persistência provoca alterações de sensibilidade na maquinaria cerebral. Dessa maneira, evidenciar debates sobre os avanços nos tratamentos e prevenções da dor se torna totalmente necessário.
O simpósio abordará a temática da dor em suas mais diversas vertentes que vão do tratamento ao diagnóstico da dor em crianças, adultos e idosos, através de debates, palestras e painéis temáticos. A condução do evento ficará por conta de grandes referências que contribuem diretamente para que o encontro seja interdisciplinar e multidisciplinar, uma vez que entre estes estão médicos, enfermeiros, nutricionistas, farmacêuticos e muitos outros profissionais de renome.
Segundo o médico neurocirurgião e coordenador do centro da dor do HELP, Luiz Severo, “as causas da dor crônica são multifatoriais e, portanto, o tratamento necessita ser multimodal e multidisciplinar. A importância de participar do simpósio é adquirir conhecimentos sob uma visão multi e interdisciplinar dentro do universo do tratamento da dor crônica avançada. Todos os participantes poderão conhecer as estratégias mais atuais sobre o controle da dor e desenvolver o olhar integral sobre essa condição que afeta mais de 60 milhões de pessoas no nosso país”, destacou.
As inscrições estão abertas e são destinadas a todos os profissionais da área da saúde que possuem interesse em se atualizar sobre a temática da dor. Saiba mais sobre a programação, participantes e formas de inscrição clicando aqui.
Por André Bojim - Assessoria de Imprensa Unifacisa