O Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Paraíba (CAU/PB) revelou os vencedores do 2º Prêmio CAU/PB que celebra a excelência nos trabalhos de conclusão de curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo. Este ano, os egressos da Unifacisa se destacaram ocupando a maioria das premiações. Os premiados demonstraram qualidade acadêmica e comprometimento com o desenvolvimento sustentável das cidades, o patrimônio histórico e a inovação na arquitetura e urbanismo.
Categoria 1 – Projeto Arquitetônico
O 1º lugar da categoria de Projeto Arquitetônico foi conquistado por Larissa Nóbrega, com a orientação da professora Mércia Parente Rocha. Seu trabalho, intitulado “Entre ruas, memórias e percepções: uma proposta de intervenção na Casa de Cultura de Parelhas e entorno imediato”, abordou a valorização do patrimônio histórico do interior potiguar. A proposta visou à preservação da Casa de Cultura de Parelhas, no Rio Grande do Norte, integrando-a à comunidade local e ao tecido urbano com a adição de um edifício contemporâneo que respeita o contexto histórico.
Para Larissa, a premiação representa o reconhecimento do trabalho e da dedicação acadêmica. “O prêmio simboliza o compromisso com a qualidade da produção arquitetônica e urbanística, reforçando princípios éticos e a visão de futuro que moldam os espaços onde vivemos”, afirmou a arquiteta.
Categoria 2 – Projeto e Planejamento Urbano e da Paisagem
Na categoria de Projetos e Planejamento Urbano e da Paisagem, o trabalho de Luccas Brito recebeu menção honrosa. Orientado pela professora Mariana Pôrto, seu trabalho, “Elaboração e especialização de diretrizes para o desenvolvimento urbano da cidade de Cuité - PB”, propôs soluções inovadoras para o planejamento da cidade de Cuité visando o desenvolvimento sustentável e a preservação do seu patrimônio. Luccas expressou sua felicidade com a premiação, ressaltando o valor de um trabalho desenvolvido ao longo de um ano e meio que também contribui para a sua cidade natal.
“Foi uma produção que durou um ano e meio, e o resultado é motivo de grande orgulho. A Unifacisa, com seus professores e orientadores, foi essencial na minha formação”, disse Luccas que atualmente atua como profissional autônomo e residente técnico na UFPB.
Categoria 3 – Teoria e Cultura Arquitetônica
Na categoria de Teoria e Cultura Arquitetônica, o 1º lugar foi conquistado por Bárbara Sayonara dos Santos, com o trabalho “O Art Déco residencial: levantamento arquivístico dos registros sobre a arquitetura residencial pré-moderna campinense entre 1930-1950”. Orientada por Raglan Rodrigues Gondim, a pesquisa buscou resgatar e valorizar o patrimônio arquitetônico de Campina Grande e destacou o Art Déco como um estilo significativo na história da cidade.
Bárbara, que se formou recentemente, comentou sobre a importância do prêmio: “fiquei muito feliz com o reconhecimento, principalmente por destacar o patrimônio residencial quase esquecido de Campina Grande que merece ser evidenciado”, destacou. Ela também afirmou que a Unifacisa desempenhou um papel fundamental em sua formação acadêmica, com destaque para os professores que a orientaram.
A Unifacisa e o desenvolvimento dos profissionais
O coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unifacisa, Jean Fechine, expressou seu entusiasmo pelo desempenho dos alunos da instituição: “esta premiação é o resultado de um trabalho acadêmico sério, desenvolvido ao longo do curso por parte dos nossos docentes, o que culmina na formação de profissionais de excelência. Temos a certeza de que nossos arquitetos e urbanistas formados na Unifacisa cuidarão bem do futuro das nossas cidades e estarão prontos para enfrentar os desafios da sociedade”, disse o coordenador, agradecendo aos estudantes e professores pelo comprometimento.
O futuro dos premiados
Os premiados estão com seus planos voltados tanto para a prática profissional quanto para a continuidade nos estudos. Larissa Nóbrega, além de seguir com sua pesquisa e projetos na área de patrimônio, planeja fazer pós-graduação para se aprofundar na valorização do patrimônio e no planejamento urbano sustentável. Bárbara Sayonara pretende continuar sua trajetória acadêmica e ingressar no mercado de trabalho. Já Luccas Brito, com sua formação voltada para o planejamento urbano, deseja crescer academicamente e expandir seu trabalho para uma arquitetura mais acessível, além de seguir seu sonho de atuar como docente. Com a conquista desses talentos, a Unifacisa reafirma seu papel como um berço de excelência na formação de profissionais qualificados para transformar o futuro das cidades.
Por André Bojim - Assessoria de Imprensa Unifacisa