19 de janeiro de 2023

Retorno dos atletas após lesões: especialista fala sobre importância da Medicina do Exercício e do Esporte

Lesões no esporte são geralmente causadas por impacto ou sobrecarga. Agudas ou crônicas, elas são muito frequentes e podem afastar atletas amadores ou profissionais de dias a meses de suas atividades de treinos e jogos. A atuação do médico do esporte tem papel fundamental para a recuperação do atleta. O especialista e coordenador da pós-graduação da Unifacisa, Dr. Diogo Villar Campos comenta sobre o assunto. 

“A recuperação de um atleta tem que ser focada no objetivo principal que é o retorno ao jogo, então ela segue alguns processos, mas possuem o objetivo de ser o mais rápido possível e com maior qualidade. O papel do médico do esporte, nesse sentido, é gerenciar cada etapa e estar atento a esse tempo de fazer essa recuperação para que funcione de forma satisfatória, além de pensar na prevenção secundária para prevenir novas lesões.” Explica o especialista.

A reabilitação de cada lesão possui seu tempo esperado, pois seguem uma sequência biológica, ou seja, tem que esperar o corpo se recuperar e uma ação conjunta de especialistas como o fisioterapeuta e educador físico. Dois atletas do time do Basquete Unifacisa, estão nesse processo e o Dr. Diogo Villar destaca a assertividade dos mesmos serem acompanhados por um médico do esporte.

“Na reabilitação acompanhamos, desde o processo de diminuição de dor, inchaço, a depender da lesão, o processo do acompanhamento da fisioterapia até um trabalho de transição com a preparação física para que o atleta consiga voltar às suas atividades. No time do Basquete Unifacisa, temos dois atletas que saíram recentemente do Departamento Médico. O Cauê Verzola que teve uma lesão no tornozelo e o Gerson Santos que possui uma lesão crônica no quadril. Os dois estão passando por processos de recuperação e estão retornando às quadras. Participam de poucos minutos de jogo até que consigam voltar ao ritmo normal de atividades.” Destacou.

A Unifacisa possui uma pós-graduação com todo o ecossistema da Universidade à disposição dos alunos, uma mega estrutura de laboratórios com alta tecnologia, academia Unifit, Clínica Escola, Hospital de Ensino Laboratório e Pesquisa – Help e a Arena Unifacisa, casa do Basquete Unifacisa que disputa a NBB, primeira divisão do basquete brasileiro. Além do método holandês aplicado na pós-graduação, o PBL - Problem Based Learning - Aprendizado baseado em problemas.

 

Conheça outras novidades da Unifacisa

Veja mais notícias

Confira os Cursos da Unifacisa

Graduação
Pós Médica
Pós-graduação
Residência Médica
Fellowship

Está com dúvidas?

Temos uma turma pronta para te atender!

Conheça mais opções

Fale no WhatsApp

Tire suas dúvidas
Falar agora

Ligar

83 2101 8877
Ligue agora

Deixe uma mensagem

Deixe sua mensagem e nós entramos em contato com você
Enviar mensagem

Repositório Acadêmico

Editais, portarias, resoluções e outros documentos
Acesse agora

Sou Unifacisa

Acesso aos principais ambientes para alunos e colaboradores
Acesse agora

Unidades

Unifacisa - Campus Itararé

Av. Sen. Argemiro de Figueiredo, 1901 Itararé, Campina Grande - PB 58411-020
Abrir no maps

Unifacisa/Esac - Campus Catolé

R. Luíza Bezerra Mota, 200 Catolé, Campina Grande - PB 58410-340
Abrir no maps
CESED - Centro de Ensino Superior e Desenvolvimento Ltda.
© 2024 Todos os direitos reservados.
CNPJ: 02.108.023/0001-40
Tire suas dúvidas
crossmenu