Lesões no esporte são geralmente causadas por impacto ou sobrecarga. Agudas ou crônicas, elas são muito frequentes e podem afastar atletas amadores ou profissionais de dias a meses de suas atividades de treinos e jogos. A atuação do médico do esporte tem papel fundamental para a recuperação do atleta. O especialista e coordenador da pós-graduação da Unifacisa, Dr. Diogo Villar Campos comenta sobre o assunto.
“A recuperação de um atleta tem que ser focada no objetivo principal que é o retorno ao jogo, então ela segue alguns processos, mas possuem o objetivo de ser o mais rápido possível e com maior qualidade. O papel do médico do esporte, nesse sentido, é gerenciar cada etapa e estar atento a esse tempo de fazer essa recuperação para que funcione de forma satisfatória, além de pensar na prevenção secundária para prevenir novas lesões.” Explica o especialista.
A reabilitação de cada lesão possui seu tempo esperado, pois seguem uma sequência biológica, ou seja, tem que esperar o corpo se recuperar e uma ação conjunta de especialistas como o fisioterapeuta e educador físico. Dois atletas do time do Basquete Unifacisa, estão nesse processo e o Dr. Diogo Villar destaca a assertividade dos mesmos serem acompanhados por um médico do esporte.
“Na reabilitação acompanhamos, desde o processo de diminuição de dor, inchaço, a depender da lesão, o processo do acompanhamento da fisioterapia até um trabalho de transição com a preparação física para que o atleta consiga voltar às suas atividades. No time do Basquete Unifacisa, temos dois atletas que saíram recentemente do Departamento Médico. O Cauê Verzola que teve uma lesão no tornozelo e o Gerson Santos que possui uma lesão crônica no quadril. Os dois estão passando por processos de recuperação e estão retornando às quadras. Participam de poucos minutos de jogo até que consigam voltar ao ritmo normal de atividades.” Destacou.
A Unifacisa possui uma pós-graduação com todo o ecossistema da Universidade à disposição dos alunos, uma mega estrutura de laboratórios com alta tecnologia, academia Unifit, Clínica Escola, Hospital de Ensino Laboratório e Pesquisa – Help e a Arena Unifacisa, casa do Basquete Unifacisa que disputa a NBB, primeira divisão do basquete brasileiro. Além do método holandês aplicado na pós-graduação, o PBL - Problem Based Learning - Aprendizado baseado em problemas.