Conheça a história de Erivelton Alves, farmacêutico formado pela Unifacisa e com atuação profissional na cidade de Santa Cruz do Capibaribe/PE
O Centro Universitário Unifacisa preza por uma educação transformadora tanto para os estudantes que já estão dentro do Ecossistema, como também para a sociedade. Esta condição se perpetua através do constante incentivo para que os graduandos e pós-graduandos estejam sempre alinhados com as necessidades sociais para, assim, aplicarem seus conhecimentos e habilidades em prol de desenvolver a sociedade. Este discernimento é persuadido através de atividades práticas e casos clínicos reais, onde cada estudante desenvolve, sobretudo, sua humanidade a ser aplicada durante e após sua formação.
Formado desde o segundo semestre de 2023, Erivelton Alves Ramos é egresso do curso de Farmácia da instituição e atualmente trabalha na equipe eMulti de Atenção Primária à Saúde, no município de Santa Cruz do Capibaribe/PE. O profissional explicou como se dá seu dia a dia: “gerencio o abastecimento e o estoque de medicamentos e materiais de algumas UBSs. Além disso, promovo atividades de educação em saúde, realizo, sozinho ou em equipe, visitas domiciliares e acompanhamento farmacoterapêutico, principalmente de pacientes hipertensos e diabéticos. Desenvolvo outras práticas da farmácia clínica, também sou responsável pelo gerenciamento e tratamento dos pacientes com tuberculose e hanseníase e, por fim, participo da construção de alguns protocolos destinados às melhorias na atenção primária do município”, pontuou.
O farmacêutico também atribuiu sua afinidade com a atuação no SUS ao contato com o ramo que ele teve ainda na graduação. Além disso, segundo ele, o curso de Farmácia da Unifacisa, certamente, lhe preparou para que fosse possível chegar aonde chegou. “Toda a base de raciocínio clínico farmacêutico eu devo aos meus professores que sempre traziam em suas aulas discussões, exemplos práticos e até outros assuntos que se interligavam com a disciplina. Os primeiros estágios em ‘Atendimento à Comunidade’ e ‘Farmácia Clínica’ me fizeram ser altamente apaixonado pelo SUS e me preparam inteiramente para o meu atual cargo como farmacêutico. Todas as atividades que desenvolvo hoje são muito parecidas com as atividades desenvolvidas nos estágios”, elucidou.
Erivelton também pontuou seus planos futuros, onde destacou o desejo de permanecer atuando no SUS. Segundo ele, “pretendo seguir com uma das minhas paixões exercendo meu papel de profissional no SUS. Como durante a graduação descobri outra paixão, o universo da estética e cosmetologia, estou me especializando na área e pretendo dividir meu coração como farmacêutico clínico e esteta”, concluiu.
Por André Bojim - Assessoria de Imprensa