15 de junho de 2023

Alunos da Unifacisa criam proposta de plataforma para armazenar dados da cidade de Campina Grande

No final do semestre 2023.1, alunos da disciplina “Elementos de Economia” do curso de sistemas de informação receberam o desafio de analisar a realidade socioeconômica da cidade de Campina Grande. O grupo precisou fazer conexões com categorias analíticas da ciência econômica e da realidade local, a partir da problematização apresentada a respeito da crise da empresa Braiscompany, crise do momento pós-covid, entre outros desafios estruturais. Neste caso, em particular, era necessário levantar e organizar dados e informações atualizadas sobre a economia, bem como outros indicadores da realidade local.

No último dia 31 de maio, durante o encerramento da disciplina, os alunos apresentaram duas propostas como uma espécie de contributo para a cidade. “Solta a Voz: Avança Campina”, é o nome da primeira plataforma, que busca reivindicar o atendimento de demandas da população relacionadas a infra-estrutura local; a segunda proposta, chamada de “InvisTaCG” simula o desenvolvimento de uma plataforma digital com informações relacionadas à economia, condições infra-estruturais e o empreendedorismo, oferecendo informações relevantes e atualizadas, tais como: análises econômicas sobre a cidade, incluindo os principais setores (agropecuária, indústria, comércio e serviços); dados sobre o mercado de trabalho; indicadores financeiros; entrevistas com empresários locais e especialistas em economia; artigos sobre empreendedorismo; inovação; negócios e investimentos na cidade.

No momento também esteve presente o professor e Presidente Regional da Associação dos Gestores da Caixa Econômica Federal, Sandro Brito. O convidado trouxe uma reflexão sobre os impactos da crise da Braiscompany e outros desafios econômicos para a cidade de Campina Grande. Para o professor a promessa de um ganho financeiro ao redor de 8% ao mês, sobre o suposto aluguel de criptoativos, é irreal, conforme os padrões usuais do mercado. “Quando pediam minha opinião sempre alertei, tratava-se, pois, de mais uma daquelas pirâmides financeiras”, afirmou. Ainda de acordo com Sandro Brito, se no início da década de 1980 a economia local foi arrasada pelo bicudo-do-algodoeiro, uma praga que dizimou as lavouras de algodão, recentemente, após a crise global pós-covid-19, uma nova praga parece ter arrasado com a economia campinense: a Braiscompany, cujo prejuízo estimado foi na ordem de R$ 258,2 milhões.

“De fato, em curto prazo não sentimos os efeitos na cadeia de consumo local, contudo, a médio e longo prazo alguns setores produtivos, a exemplo da construção civil, setor que movimenta a economia local na geração de emprego e renda, tendem a sentir os efeitos.”, considerou o professor. Sandro ainda elogiou os projetos apresentados na disciplina, já que tratavam-se de uma proposta original e de grande contribuição para a cidade.

A professora da disciplina, Elenilze Diniz, considerou o resultado da aprendizagem bastante positiva, já que as propostas desenvolvidas serão transformadas em projetos de pesquisa no Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPEX) da Unifacisa. “Participar deste projeto nos traz benefícios tanto pessoais quanto profissionais. Nossos alunos aprimoram as habilidades técnicas, aprofundam o entendimento sobre os fundamentos econômicos e aprendem a trabalhar em equipe de forma eficiente. Além disso, contribuem para o desenvolvimento econômico da nossa cidade aplicando conhecimentos de forma prática e significativa.”, frisou.

Conheça outras novidades da Unifacisa

Veja mais notícias

Confira os Cursos da Unifacisa

Está com dúvidas?

Temos uma turma pronta para te atender!

Conheça mais opções

Fale no WhatsApp

Fale conosco
Falar agora

Ligar

83 2101 8877
Ligue agora

Deixe uma mensagem

Deixe sua mensagem e nós entramos em contato com você
Enviar mensagem

Repositório Acadêmico

Editais, portarias, resoluções e outros documentos
Acesse agora

Sou Unifacisa

Acesso aos principais ambientes para alunos e colaboradores
Acesse agora
CESED - Centro de Ensino Superior e Desenvolvimento Ltda.
© 2024 Todos os direitos reservados.
CNPJ: 02.108.023/0001-40
Estamos on-line
crossmenu