25 de janeiro de 2024

Da graduação ao mestrado: egresso do curso de Fisioterapia relata sua trajetória na Unifacisa

A profissionalização de graduandos demanda dedicação, pesquisa e práticas. É baseando-se nessa premissa que o curso de fisioterapia da Unifacisa foi construído. Com o intuito de preparar os futuros profissionais para atuarem em qualquer área do setor, o curso dispõe de uma grade curricular atualizada que alia teoria e prática, desde o primeiro semestre da graduação, por meio das clínicas escola e do HELP (Hospital de Ensino e Laboratórios de Pesquisa). Dessa maneira, por meio de tal formação inovadora, egressos do curso conquistam rapidamente seus espaços como é o caso de Roberto Vinicius Antonino da Costa, que concilia a carreira profissional com a acadêmica.

Graduado no curso de fisioterapia da instituição desde 2021, Vinicius iniciou o curso em outra instituição e, após conquistar uma bolsa pelo Prouni, fez a transferência para a Unifacisa onde recebeu assistência na resolução de todas as burocracias que apareceram durante a transição. “Além do suporte fora da sala, a estrutura de ensino também foi outro ponto de destaque para mim. A Unifacisa dispõe de uma riqueza de recursos tecnológicos para o ensino e também recursos de vivência que facilitam demais a vida do estudante”, destacou. Além disso, o fisioterapeuta ainda evidenciou que “durante a graduação os professores sempre buscaram aproximar ao máximo os assuntos das aulas ao cotidiano para facilitar a assimilação. Outro ponto importante foi o incentivo à pesquisa. Sempre houve estímulo para iniciar as pesquisas em campo e também para realizar a produção de artigos”, disse.

O final da graduação de Vinicius coincidiu com o período pandêmico. Entretanto, o momento foi fundamental para que houvesse seu crescimento profissional por meio dos estágios em unidades hospitalares de referência em Campina Grande e que, posteriormente, fizeram com que o fisioterapeuta se inserisse no mercado de trabalho. “As experiências abriram portas imediatamente após o fim da graduação, onde, desde então, realizo atendimentos particulares em três cidades diferentes”, frisou. No que diz respeito à preparação científica, “ainda na graduação consegui, com alguns colegas e professores, publicar artigos científicos em revistas nacionais e internacionais, o que gerou participações em eventos de abrangência nacional e internacional. Além de fortalecer meu currículo, o que foi essencial para ingresso na pós-graduação”, evidenciou.

Atualmente, Vinicius é mestrando do Programa de Pós-graduação em Fisioterapia da UFPB, em João Pessoa. O egresso comentou como suas vivências na Unifacisa lhe conduziram para este caminho: “quando estava na graduação, eu tinha interesse pela área de fisioterapia cardiorrespiratória. Foi durante os estágios que fui pesquisando e me interessando cada vez mais sobre o tema por meio dos contatos com o treinamento muscular inspiratório, que é um dos principais recursos da fisioterapia que uso nos atendimentos e também nas pesquisas. Isso me levou ao mestrado na área e por isso sou membro do laboratório de pesquisa em fisioterapia cardiorrespiratória, realizando pesquisas com pessoas saudáveis, pessoas com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e também com cardiopatias crônicas”, pontuou.

Para o futuro, o egresso comentou que está “iniciando os preparativos para tentar uma seleção de doutorado no meio deste ano e também realizando aprimoramentos relacionados às habilidades de ensino. Espero logo estar atuando verdadeiramente como docente”, concluiu.