Entre as aprovações estavam pesquisas expostas nas modalidades de pôster e comunicação oral
A Unifacisa foi brilhantemente representada pelos seus alunos do curso de enfermagem, de 8 a 10 de outubro, no Congresso Internacional do Envelhecimento Humano (CIEV), ocorrido em João Pessoa/PB. Para o momento os discentes Ana Carolina Soares Valdivino, Arthur Michel Santos de Souza, Emanuele Isabel Araújo do Nascimento, Maria Luiza Pereira Marques, Larissa Gomes Freire e Sabrina Leite de Souza estiveram representando outros colegas de produção e docentes que contribuíram para a aprovação dos mais de 10 trabalhos que tratam sobre o cuidado e tratamento com o idoso.
Alguns dos estudantes que vivenciaram esta experiência relataram como se deu o processo de produção dos trabalhos. “Ao lado da professora e coordenadora do curso de enfermagem, Renata Clemente, realizamos uma revisão integrativa da literatura, norteada pela questão: quais as principais intervenções de enfermagem destinadas à pessoa idosa institucionalizada? A busca foi realizada nas bases de dados BDENF e LILACS, entre o período de maio a junho, por meio do cruzamento (idoso) AND (Classificação das Intervenções de Enfermagem) AND (Saúde do Idoso Institucionalizado) BDENF e LILACS.”, disse Arthur. “Nós fizemos o artigo por meio da Liga Acadêmica de Saúde Coletiva de Enfermagem (LASCEN), onde tivemos todo o apoio e ajuda das nossas preceptoras que são egressas da Unifacisa. Durante todo o processo a preceptora e orientadora sempre foram abertas para nos ajudar nesse processo de aprendizado.”, destacou Emanuele.
A participação em um congresso internacional é algo extremamente importante para estudantes de graduação. Em ambientes assim se torna possível expandir os conhecimentos adquiridos em sala de aula, bem como fomentar o interesse pelo universo científico que, consequentemente, acaba levando os estudantes a uma vida de pesquisa científica. Dessa maneira, para Arthur, esta oportunidade representou o enriquecimento e atualização dos “meus conhecimentos acerca da profissão que escolhi seguir. Também ganhei mais confiança no meu potencial, tanto para fazer uma ótima apresentação, quanto no aprimoramento do meu conhecimento, possibilitando compartilhar aprendizado com outras pessoas. Configurando como um atalho da universidade para o mercado de trabalho.”, destacou. Já para Emanuele, “foi muito importante apresentar o artigo. Precisamos fazer a diferença para não ser só mais um profissional na área e com certeza esta oportunidade possibilitou isso e ainda foi única e de grande aprendizado.”, frisou.
Cada um dos discentes ainda sublinharam que sentem-se academicamente estimulados pelo curso de enfermagem da Unifacisa, uma vez que “durante as aulas e incentivo dos professores na escrita de artigos em anais e periódicos, me sinto motivado a seguir neste caminho. Almejo a carreira da docência, por isso já iniciei, durante a graduação, a construção do meu currículo para concorrer a uma seleção de mestrado e em seguida o doutorado.” concluiu Arthur. “Foi na graduação que descobri que gostava tanto de pesquisas. Assim, pretendo seguir nesse caminho para sempre contribuir com a ciência na minha futura área de atuação.”, encerrou Emanuele.
Por André Bojim - Assessoria de Imprensa Unifacisa