11 de maio de 2023

Do nascimento a qualificação profissional: gêmeos egressos do curso de direito da Unifacisa falam sobre conquistas obtidas em uma vida de irmandade  

Além de compartilharem todas as experiências desde a infância, os irmãos também foram aprovados no exame da OAB juntos

“União”, palavra que origina-se do Latim Unus, “um”. Dessa palavra vieram termos como “único”, “reunir” e que relacionam-se com expressões como “convívio”, “intimidade”, “aproximação”, “familiaridade” ou “irmandade”. “União”, que, segundo o Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, “qualquer união tem a possibilidade de separação”. Mas a união que iniciou em 04/03/2000 foge completamente do conceito ou possibilidade de separação. Na verdade, essa união permanece com laços cada vez mais sólidos à medida que o tempo passa.

Os gêmeos Emanuel Sales de Arruda Camara e Gabriel Sales de Arruda Camara são bacharéis em direito pela Unifacisa desde o final do segundo semestre de 2022 e, recentemente, foram aprovados no exame que dá plenos poderes para exercer a advocacia, o Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Com a carteira em mãos, os irmãos tornam-se, oficialmente, advogados. A caminhada até a conquista deste sonho foi repleta de momentos altos e baixos que, ao longo de cada episódio, só serviu para solidificar cada vez mais a relação entre os gêmeos.

O vínculo entre os irmãos se dá para além da data em que eles nasceram. Durante toda uma vida eles compartilharam dos mesmos desejos e anseios, inclusive na escolha do curso superior. “De forma nada surpreendente, desde a infância, sempre compartilhamos praticamente todos os momentos da vida, seja nos estudos, na vida social, etc. Não poderia ser diferente em relação à escolha de um curso superior. Apesar da grande semelhança física, as nossas personalidades são extremamente distintas. Porém, a afeição pela área de humanas sempre foi comum entre os dois. Mesmo não havendo inspirações na área jurídica dentro da família, quando adolescentes, sempre esteve presente nas nossas discussões sobre o futuro a possibilidade de cursar direito, e, assim, decidimos, no ano de 2017, quando prestamos vestibular.”, explicaram.

Porém, Emanuel e Gabriel não tinham apenas o desejo de cursar direito. Eles almejavam fazer o curso na Unifacisa. Os irmãos explicaram o porquê dessa escolha: “nós sempre tivemos o desejo de ingressar no curso de direito, especificamente, na Unifacisa, dado aos amigos e familiares egressos da instituição e que sempre nos confidenciaram a qualidade da mesma. Agora, nós, como egressos, pudemos atestar o compromisso que a universidade tem com a qualidade de ensino e com a estrutura, como também a equipe de docentes. Todas essas qualidades contribuíram, sobremaneira, com a construção do saber, sempre deixando seus alunos um passo à frente, o que é comprovado através das aprovações em massa na OAB, por exemplo.”, afirmaram.

Ainda foi explicado pelos egressos como se deram suas atividades após o ingresso à instituição: “depois da aprovação, continuamos caminhando lado a lado durante todo o curso, fazendo parte das mesmas turmas, ingressando nos mesmos estágios, trocando experiências, contando com o apoio incondicional um do outro. Das primeiras provas até a construção do temido Trabalho de Conclusão de Curso, na mesma área, onde, de certa forma, podíamos contar com um orientador na faculdade e outro dentro de casa. E, finalmente, nos preparando juntos para as duas fases do Exame da Ordem. Sem dúvidas, esta parceria tornou o processo muito mais leve e ao mesmo tempo mais eficaz, o que culminou numa dupla aprovação antes mesmo de concluir o curso.”, ressaltou Emanuel.

Não obstante, foi frisado pela dupla de irmãos que à medida que o novo ciclo se iniciava, mais eles se aproximavam: “o caminho que foi por nós trilhado dentro da Unifacisa nos tornou ainda mais unidos. O ‘desconhecido’ sempre irá amedrontar, mas estar acompanhado de um irmão na hora de desbravá-lo fará sempre a caminhada mais fácil. O apoio mútuo em uma ocasião como um curso superior, algo novo para nós, nos tornou ainda mais parceiros e confidentes. Foram muitos trabalhos realizados juntos, muitas aflições compartilhadas antes das provas, muitas horas investidas com estudos dentro da biblioteca, o que, sem dúvidas, nos aproximou ainda mais.”, reforçou Emanuel.

Os ex-graduandos, ainda, enfatizaram a importância dos seus professores em suas caminhadas: “através das experiências passadas para nós, os professores se tornaram um ponto chave na nossa formação. Através deles, pudemos encontrar o caminho certo a ser seguido, tanto dentro do curso como ao sair dele. Buscávamos sempre estreitar a relação com os mesmos na certeza de que é através do testemunho e dos ensinamentos de quem já atingiu o sucesso que nós também o atingiremos, e assim foi durante toda a graduação. Além da relação ‘professor-aluno’, pudemos extrair do corpo docente bons amigos que servirão por toda nossa vida pessoal e profissional como inspiração e, com certeza, como conselheiros nos momentos de incerteza.”, salientou Gabriel.

Essa mesma equipe de professores, juntamente com todos os atributos da instituição, mais todo o esforço e empenho dos egressos foi a combinação essencial para que eles conquistassem suas carteiras de advogado. Assim, os ex-graduandos afirmaram que as qualidades adquiridas por eles a partir das oportunidades viabilizadas pela instituição, os tornaram profissionais preparados para o mercado de trabalho. “Foram essas mesmas qualidades que nos moldaram os profissionais que estamos nos tornando hoje, prontos para enfrentar o dinâmico e acirrado mercado de trabalho que nos deparamos atualmente.”, destacaram.

A partir de tanto preparo e dedicação, dos irmãos com o direito e deles um com o outro, nota-se que a aprovação da dupla no vestibular da Unifacisa, nas seleções internas da instituição, no TCC e/ou no Exame da OAB, eram situações que inevitavelmente aconteceriam. Para eles, “reviver através de nossas memórias toda essa trajetória nos enche de ambições e nos dá a certeza de que, a partir de agora, em nossa carreira como profissionais, temos plena capacidade de continuar prosperando com sucesso, sempre usando um ao outro como alicerce.”, acentuou Gabriel.

Diante de tanto sucesso, a dupla, agora, prepara-se para seguir a carreira profissional. Continuando assim, a irmandade entre Emanuel e Gabriel faz jus ao conceito de “união” do Dicionário Aurélio com a exceção da possibilidade de separação, uma vez que a maior certeza que pode-se tirar da história dos irmãos é que eles continuarão juntos independente de qualquer situação. Afinal, “ninguém melhor do que um irmão para dividir desafios, por isso, iremos levar a parceria acadêmica para o âmbito profissional.”, concluíram os gêmeos.

Por André Bojim - Assessoria de Imprensa Unifacisa

Conheça outras novidades da Unifacisa

Veja mais notícias

Confira os Cursos da Unifacisa

Graduação
Pós Médica
Residência Médica
Fellowship

Está com dúvidas?

Temos uma turma pronta para te atender!

Conheça mais opções

Fale no WhatsApp

Tire suas dúvidas
Falar agora

Ligar

83 2101 8877
Ligue agora

Deixe uma mensagem

Deixe sua mensagem e nós entramos em contato com você
Enviar mensagem

Repositório Acadêmico

Editais, portarias, resoluções e outros documentos
Acesse agora

Manual do Candidato

Referente ao processo seletivo 2024.1
Fazer download

Sou Unifacisa

Acesso aos principais ambientes para alunos e colaboradores
Acesse agora

Unidades

Unifacisa - Campus Itararé

Av. Sen. Argemiro de Figueiredo, 1901 Itararé, Campina Grande - PB 58411-020
Abrir no maps

Unifacisa/Esac - Campus Catolé

R. Luíza Bezerra Mota, 200 Catolé, Campina Grande - PB 58410-340
Abrir no maps
CESED - Centro de Ensino Superior e Desenvolvimento Ltda.
© 2024 Todos os direitos reservados.
CNPJ: 02.108.023/0001-40
Tire suas dúvidas
crossmenu