7 de fevereiro de 2024

“A Unifacisa foi a minha casa durante cinco anos”, disse egresso de Farmácia após ser aprovado na residência

Transformar estudantes em profissionais para o mercado de trabalho é um compromisso que a Unifacisa assume com responsabilidade através da oferta de cada um dos seus cursos. Na graduação em Farmácia, por exemplo, esse dever é evidenciado por meio da estrutura tecnológica e atualizada encontrada nos vários laboratórios ou por meio da equipe de docentes que sempre se mostram preocupados em contribuir o máximo possível com cada um dos discentes. Tais qualidades colocam os graduandos em práticas desde o primeiro semestre que evidenciam pesquisas e avanços no setor. Além disso, estas experiências tornam o aprendizado muito além da sala de aula e faz com que os estudantes se encontrem profissionalmente.

Vimerson Matheus Lucena de Oliveira é um dos tantos exemplos de egressos que receberam apoio metodologico e prático da Unifacisa durante a graduação e que hoje são realizados profissionalmente. Farmacêutico desde 2021, Vimerson, hoje, vive em Santo André/SP e se dedica ao Programa de Residência Multiprofissional em Atenção em Oncologia do Centro Universitário FMABC. Ele explicou que a preparação até a chegada desta conquista possui grande contribuição ao que foi aprendido na graduação: “a Unifacisa foi minha casa durante cinco anos. Pude aprender bastante com os cursos de aperfeiçoamentos disponibilizados, congressos e projetos de pesquisa que, além do conhecimento obtido, foram essenciais para o enriquecimento do meu currículo. Todos os professores também foram essenciais para me guiar e mostrar cada uma das diferentes áreas em que poderia atuar. Eles, que sempre me inspiraram e motivaram durante toda a graduação, merecem todo o meu respeito e gratidão. Todo aprendizado é aplicado na minha residência”, destacou.

Por meio de atividades como auxiliar de farmácia de uma distribuidora de medicamentos; jovem aprendiz das Farmácias Pague Menos; e mais uma vez como auxiliar na farmácia do Hospital Antônio Targino, Vimerson foi estreitando cada vez mais os laços com a área. “Após me formar, consegui um emprego como farmacêutico na rede de Farmácias Nissei, na cidade de Francisco Beltrão/PR, onde fiquei por seis meses. Logo após, recebi uma proposta para trabalhar em um hospital da mesma cidade, a Policlínica São Vicente de Paula, onde trabalhei por um ano e depois precisei deixar para assumir a residência”, externou. Dentro dos muros da universidade, o farmacêutico participou de “projetos de pesquisa que me renderam publicações de artigos científicos e resumos em anais de congressos nacionais e internacionais. Além disso, fui selecionado para participar da VIII Escola de Verão em Ciências Farmacêuticas, promovida pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, USP. No fim, tive a honra de ser laureado com o melhor desempenho acadêmico da turma de formandos”, citou.

Sendo assim, após tanto êxito acadêmico, a aprovação do egresso no processo seletivo da residência é algo que aconteceria inevitavelmente. Segundo ele, os planos futuros concentram-se em “concluir os dois anos de residência e continuar contribuindo para o avanço do setor farmacêutico na pesquisa em saúde, principalmente na área de oncologia, que foi onde decidi atuar”, encerrou.