5 de dezembro de 2023

Projetos inovadores em prol da saúde foram apresentados por alunos da Unifacisa e da Babson College

Após meses de reuniões e pesquisas, a combinação entre o Centro Universitário Unifacisa e a Babson College resultou em resultados positivos. Na tarde da última sexta-feira (1), na Mega Sala da Unifacisa, alunos e professores das duas instituições reuniram-se para realizar as apresentações dos projetos desenvolvidos pelos 34 alunos, entre 19 da Unifacisa e 15 da Babson, divididos em cinco grupos. A parceria firmada teve o propósito de impulsionar o desenvolvimento econômico e social no âmbito da saúde, por meio das iniciativas solucionadas e propostas pelos alunos sob mentoria dos docentes. O programa foi coordenado pela equipe de Pesquisa e Extensão Universitária da Unifacisa e pelo Global Health Innovation Lab da Babson College. 

Dentre os cinco projetos que serão implementados estão: 1) “Uso consciente de antibióticos”, buscando desenvolver estratégias para racionalizar o uso de antibióticos de amplo espectro nos centros de internação do HELP; 2) “Cirurgias de retina”, com o intuito de solucionar a transmissão de informações pré e pós operatórias para pacientes encaminhados para exames de retina no H.Visão e na Clínica Escola; 3) “Chamadas Perdidas”, para reduzir o número de chamadas perdidas nas centrais de atendimento e recepções dos serviços de saúde do HBOL e H.Visão; 4) “Resultados de exames online”, para aprimorar a sistemática de transmissão de resultados de exames laboratoriais do HELP por meio virtual; e 5) “Cirurgias oftalmológicas”, para aumentar o número de atendimentos, consultas e cirurgias no serviço do HBOL.

O coordenador de pesquisa e extensão da Unifacisa falou sobre a importância dessa experiência para os alunos, onde, ao lado dos estudantes da Babson, puderam desenvolver projetos para o HELP (Hospital de Ensino e Laboratórios de Pesquisa); H.Visão; HBOL e clínicas escola do ecossitema Unifacisa. Segundo ele, “para todos os alunos é um progresso em muitas esferas e de maneiras muito profundas. Este ano fomos agraciados com a visita dos alunos da Babson, vindos de lugares de todo o globo, que puderam somar com nosso programa de extensão e pesquisa. Essa parceria expande o campo de visão dos alunos dos dois lados. Desde fevereiro que estamos investindo no programa do Desafio Unifacisa e pudemos atuar ao lado de uma instituição de renome internacional. Podemos dizer que este ano termina com a Unifacisa dando um passo muito largo em direção ao futuro, por meio dessa preparação inovadora para nossos alunos”, disse. 

A iniciativa das instituições se dá, coincidentemente, em um momento de recente inauguração do HELP, que é a maior referência em atendimento hospitalar no Norte e Nordeste. Como os projetos foram desenvolvidos para o avanço da saúde, a meta é que estas ideias sejam postas em práticas, inclusive, dentro do próprio Hospital de Ensino e Laboratórios de Pesquisa. “Todos os projetos foram desenvolvidos com base em muita pesquisa com nossa equipe médica, com nossos pacientes e com nossa tecnologia hospitalar. A união entre nossos alunos e os alunos de outras nacionalidades culmina em ainda mais inovação para nosso hospital. Isso faz com que ganhemos ainda mais na visão dos nossos processos e na humanização dos nossos atendimentos. Com certeza o próximo passo é implementar cada um dos projetos.”, afirmou Laura Lins, gerente dos ambulatórios do HELP. 

Todas as iniciativas propostas por cada um dos cinco grupos tiveram a supervisão de docentes e mentores das duas instituições. Patrícia Medeiros, docente do curso de medicina da Unifacisa, externou mais sobre a oportunidade: “estamos tendo resultados muito positivos para ambos os lados. Participar dessa parceria foi um desafio. Juntamos experiências diferentes, pensamentos diferentes e culturas diferentes, mas tudo isso nos trouxe muito aprendizado. Foi a melhor experiência possível. Tivemos ideias, colocamos em prática e agora apresentamos o resultado de muito trabalho duro. Creio que estou saindo dessa experiência com um crescimento pessoal e profissional muito enriquecedor.”, destacou. 

Além de interinstitucional, a parceria também mostrou-se interdisciplinar pela razão de que cada um dos alunos estão se profissionalizando em áreas diversas. Juntos, cada um deles agregaram valor aos seus projetos a partir de suas diferentes expertises. Brenda Diomedes, estudante de odontologia da Unifacisa destacou que “foi muito bom unir diferentes visões e métodos de trabalho. Juntamos o lado humano brasileiro com o lado metódico dos estrangeiros, e tudo isso foi fundamental para que nossos projetos se solidificassem. Conheci pessoas que atuam em diversas áreas diferentes, além dos meus amigos de outros cursos daqui da Unifacisa. Nossas visões diferentes agregaram muito não só no nosso projeto, mas também na minha vida pessoal.”, enfatizou. 

Após o final de todas as apresentações, a professora Wiljeana Glover, da Babson, fez um discurso agradecendo a todos os presentes pela parceria. Segundo o professor Marcelo Lara, a partir do primeiro semestre de 2024 os projetos desenvolvidos começarão a ser implementados nas unidades de saúde do Ecossistema Unifacisa, com a colaboração à distância dos mestres da Babson. No segundo semestre do ano que vem já está previsto que uma nova equipe das duas instituições reúnam-se para um novo ciclo de produção. 

Por André Bojim - Assessoria de Imprensa Unifacisa

Conheça outras novidades da Unifacisa

Veja mais notícias

Confira os Cursos da Unifacisa

Graduação
Pós Médica
Pós-graduação
Residência Médica
Fellowship

Está com dúvidas?

Temos uma turma pronta para te atender!

Conheça mais opções

Fale no WhatsApp

Tire suas dúvidas
Falar agora

Ligar

83 2101 8877
Ligue agora

Deixe uma mensagem

Deixe sua mensagem e nós entramos em contato com você
Enviar mensagem

Repositório Acadêmico

Editais, portarias, resoluções e outros documentos
Acesse agora

Sou Unifacisa

Acesso aos principais ambientes para alunos e colaboradores
Acesse agora

Unidades

Unifacisa - Campus Itararé

Av. Sen. Argemiro de Figueiredo, 1901 Itararé, Campina Grande - PB 58411-020
Abrir no maps

Unifacisa/Esac - Campus Catolé

R. Luíza Bezerra Mota, 200 Catolé, Campina Grande - PB 58410-340
Abrir no maps
CESED - Centro de Ensino Superior e Desenvolvimento Ltda.
© 2024 Todos os direitos reservados.
CNPJ: 02.108.023/0001-40
Tire suas dúvidas
crossmenu