O incentivo à pesquisa acadêmica é primordial para que estudantes possam contribuir de maneira científica com a sociedade onde atuam. É por meio deste e outros estímulos que a Unifacisa cumpre seu papel de formar profissionais completamente capacitados, humanos, que buscam agregar valores ao meio social, mas que, principalmente, deixam a graduação com condições de atuar em qualquer setor das suas respectivas áreas profissionais.
Recentemente, o curso de educação física da Unifacisa devolveu para a sociedade o resultado de uma pesquisa realizada por um grupo de egressos que, na época da produção, ainda eram graduandos. O estudo foi publicado na Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício e tem como temática as respostas perceptivas após aplicação do exercício de força com restrição de fluxo sanguíneo em mulheres com diabetes tipo 2.
O grupo é composto pelos egressos: Ana Beatriz Alves Martins; Arthur Wagner da Silva Rodrigues; Eliete Samara Batista dos Santos Breno; Gabriel Rodrigues Neto; Guilherme de Araújo Tinôco Cabral; Júlio Cesar Gomes da Silva; Marina Gonçalves Assis; Nailton José Brandão de Albuquerque Filho; Victor Sabino de Queiros; e Júlio Cesar Gomes da Silva, sob orientação do professor Gabriel Rodrigues.
O material publicado é oriundo de um “projeto guarda-chuva” orientado pelo professor Gabriel e que culminou na produção de três artigos, sendo um deles o artigo publicado na revista internacional. “O cenário de coleta dos artigos foi o mesmo, mas as variáveis dependentes foram outras que se dividiram em três variáveis, como pressão arterial, percepção subjetiva de esforço e frequência cardíaca", explicou o docente.
Para Arthur Wagner, “a aprovação de um artigo científico em uma grande revista internacional comprova toda a dedicação e emprenho do professor Gabriel Rodrigues Neto e envolvidos. Hoje estamos ganhando a visibilidade acerca de um tema pouco conhecido, mas que vem ganhando muito espaço no mercado nacional e internacional. Essa aceitação é a porta de entrada para quem deseja ingressar na carreira acadêmica, sendo de extrema valia no meu processo de mestrado.”, concluiu o egresso que está pleiteando uma vaga de mestrado em uma universidade de Coimbra, Portugal.
Por André Bojim - Assessoria de Imprensa Unifacisa