Grande parte das comidas encontradas nas mesas das confraternizações e nas festas de São João são derivadas do milho, como pamonha, canjica e o tradicional bolo de milho. Entretanto, é possível sair do comum e inovar nesta época com ingredientes semelhantes e outros também vindos do milho. O nutricionista e professor do curso de Nutrição, Igor Macedo de Oliveira, ensinou como fazer sobremesas juninas que saiam do tradicional com as receitas de um brigadeiro de quebra-queixo e um sorvete de pipoca.
Segundo o professor, “ambos os doces têm o poder de encantar e surpreender, seja em festas, reuniões familiares ou simplesmente para aqueles que apreciam uma boa e deliciosa criação culinária”. O brigadeiro de quebra-queixo é dividido em duas partes: a calda de coco e o enrolamento dos doces. Para calda os ingredientes necessários são:
“Em uma panela, misture a água, o açúcar, a canela em pau e os cravos-da-índia. Leve ao fogo médio e mexa até que o açúcar esteja completamente dissolvido. Continue cozinhando a mistura em fogo médio até que comece a caramelizar e adquira uma cor âmbar dourada. Cuidado para não deixar queimar. A cor âmbar é indicativa de que o ponto está correto para adicionar o coco. Assim que a calda estiver na cor âmbar, adicione o coco fresco ralado. Mexa bem para incorporar o coco na calda caramelizada. Reduza o fogo para médio-baixo e cozinhe a mistura por aproximadamente cinco minutos, mexendo sempre, até que o coco esteja bem envolvido e cozido na calda”, explicou o Igor. Após esta preparação, o passo seguinte a produção dos brigadeiros com os seguintes ingredientes:
“Em uma panela coloque o leite condensado, as duas colheres de sopa de leite em pó (tipo Ninho) e a manteiga sem sal. Leve ao fogo baixo e mexa continuamente com uma espátula resistente até que a mistura comece a desgrudar do fundo da panela. Isso pode levar até 10 minutos. A mistura deve formar uma massa compacta que desgruda completamente da panela. Coloque um pouco da massa em um prato untado com manteiga e espere esfriar um pouco. Se conseguir enrolar sem grudar muito nas mãos, está no ponto”, destacou o nutricionista.
Após este processo, o ideal é esperar o doce chegar a temperatura ambiente para poder enrolar. “Com as mãos untadas com manteiga, pegue pequenas porções da massa e enrole bolinhas do tamanho desejado com pequenos recheios de coco feito em calda. Passe cada bolinha no leite em pó para cobrir uniformemente. Decore com os pedaços de coco e sirva como quiser”, disse.
Enquanto a receita anterior é servida em temperatura ambiente, a receita seguinte é servida gelada. O sorvete de pipoca leva como ingredientes:
“Em uma panela grande, estoure o milho de pipoca até obter aproximadamente 12 xícaras de pipoca e deixe reservado. Aqueça o creme de leite fresco em fogo baixo. Adicione a pipoca estourada e a manteiga. Mexa bem até a pipoca absorver todo o creme de leite e deixe esfriar um pouco. Passe a pipoca na peneira para separar a massa branca da palha da pipoca. Descarte a palha e reserve apenas a massa branca. Em um liquidificador bata o leite condensado até obter um creme homogêneo e reserve. Misture a massa branca da pipoca com o creme de leite condensado e reserve essa mistura”, pontuou.
Além de todo o processo explicado, ainda tem a preparação de um creme chantilly com o intuito de deixar o sorvete ainda mais cremoso. Segundo o professor, “em outra tigela, bata o creme de leite fresco até atingir o ponto de chantilly, ou seja, até ficar firme. Com cuidado, misture a mistura de pipoca e leite condensado ao chantilly, mexendo delicadamente até ficar bem incorporado. Transfira a mistura para um recipiente adequado para congelamento. Cubra com filme plástico, pressionando contra a superfície do sorvete para evitar a formação de cristais de gelo. Leve ao congelador por pelo menos 24 horas para que o sorvete adquira a consistência adequada. Após o período de congelamento, sirva o sorvete de pipoca decorado com mais pipocas estouradas, se desejar”, enfatizou Igor.
Sorvete de pipoca e brigadeiro de quebra-queixo são duas sobremesas que encantam não apenas pelo sabor, mas também pela originalidade e tradição que carregam. “O sorvete de pipoca combina a cremosidade do sorvete com a crocância leve da pipoca, criando uma experiência única e refrescante. É uma opção perfeita para quem busca inovação e um toque de diversão na hora da sobremesa. Já o brigadeiro de quebra queixo une o sabor tradicional da rapadura com a textura cremosa do coco, resultando em um doce que não só satisfaz o paladar, mas também resgata memórias afetivas de momentos especiais”, concluiu o nutricionista.
Por André Bojim - Assessoria de Imprensa Unifacisa