8 de março de 2024

Dupla aprovação: egressas da Unifacisa entram juntas no mestrado

As ex-graduandas do curso de Psicologia da instituição concluíram o curso juntas e, logo em seguida, foram aprovadas para a mesma turma do pós-graduação na UEPB

O ingresso em programas de pós-graduação é, em alguns casos, a meta de muitos estudantes quando estão terminando o curso de ensino superior. Para garantir uma vaga nestes espaços é necessário uma formação ampla e ao mesmo tempo completa, já que, durante o processo seletivo para o ingresso em alguns mestrados, os candidatos são avaliados por meio de provas escritas e avaliações curriculares. Neste contexto, a Unifacisa também busca oferecer experiências além da sala de aula. O intuito dessas vivências é dar aos estudantes a liberdade de escolherem qual caminho seguir após a graduação, além de lhes tornar bem sucedidos em suas escolhas.

Maêlly Cristinne Ventura Barbosa e Maria Verônica Maciel de Lima são formadas pelo curso de Psicologia da Unifacisa desde 2023, e sempre tiveram o interesse de também se tornarem alunas de mestrado. Ambas, recentemente, conquistaram a realização deste sonho após a aprovação no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde, na UEPB. Cada uma delas atribuiu a aprovação a boa formação obtida com a Unifacisa e ao seu capacitado corpo docente. “Durante toda a graduação estive inserida em grupos de pesquisa. Em 2022 integrei o Gestarte, um projeto guiado pela professora Jullyanne Rocha. Os debates do projeto serviram de base para a construção do meu projeto de pesquisa aprovado. Em toda a minha trajetória tive inspirações, mas destaco os docentes do campo da Reforma Psiquiátrica, que foram essenciais para a minha escolha de linha de pesquisa”, disse Maêlly. “A Unifacisa contribuiu com as possibilidades de estágio em diversos âmbitos. Também proporcionou professores com formação crítica e atualizada. Sou grata, em especial, a professora Jullyanne que me abraçou durante o processo do TCC e do processo seletivo para o mestrado”, destacou Verônica.

A respeito de atividades desenvolvidas que incorporaram os currículos das egressas, foi evidenciado projetos de pesquisa, monitorias e etc. Segundo Maêlly, “tive experiências em vários campos, sobretudo na Delegacia da Mulher, em que pude aprofundar meus conhecimentos no campo da Psicologia Jurídica. Também atuei como monitora em cinco disciplinas e todas elas despertaram em mim o interesse pela área acadêmica”, sublinhou. Já Verônica disse que “durante a graduação eu tentei ao máximo me inserir em ambientes e atividades que pudessem contribuir para a minha formação, então realizei monitorias e cursos, além de ter participado de palestras e eventos”, comentou.

Mesmo após terem saído da Unifacisa é possível enxergar que as psicólogas levaram para o mestrado algumas influências da instituição que lhes graduou. “O tema da minha pesquisa de mestrado é a inserção da Política Antimanicomial no Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico por meio da Resolução CNJ 487/2023 e a principal contribuição da Unifacisa para esse tema foi ceder grupos de estudos e discussões em que esses temas eram trabalhados de forma mais aprofundada e tinham como objetivo também a pesquisa”, enfatizou Maêlly. “Pesquiso sobre o diagnóstico repressivo e a loucura feminina. Acho que a maior contribuição da Unifacisa foi a possibilidade de inserção em campos de estágio que me possibilitaram vislumbrar minha pesquisa. Além disso, alguns professores trabalhavam essa psicologia mais social e política nas aulas, contribuindo para uma visão mais crítica”, sublinhou.

Para o futuro, as egressas externaram que pretendem continuar no caminho da pesquisa. “Quero seguir no mestrado e, posteriormente, ingressar no doutorado com a finalidade de ser pesquisadora e docente”, concluiu Maêlly. “Passar no mestrado foi um presente e uma surpresa. Por enquanto estou trabalhando nisso. Para o futuro, eu, agora, penso em talvez um doutorado, mas tento ter meu pensamento flexível para as possibilidades do campo”, encerrou Verônica.