4 de agosto de 2023

Game Day Unifacisa recebeu mais de 2.200 estudantes do ensino médio

O Game Day Unifacisa, evento gratuito que reúne estudantes de ensino médio das escolas públicas e privadas de Campina Grande e região, teve início ontem (3) e encerrou-se hoje (4), na sede da instituição, no bairro Itararé. Na edição deste ano, o encontro reuniu 33 escolas e mais 2.200 alunos que tiveram o prazer de conhecerem mais sobre o universo das profissões e da vida universitária por meio das visitações em todas as verticais do ecossistema universitário Unifacisa: educação, esporte, tecnologia, saúde e cultura. “Nosso evento é uma versão atualizada e lúdica do modelo da feira de profissões. Este ano tivemos mais uma experiência exitosa, onde pudemos propiciar aos estudantes mais conhecimento das profissões e daquilo que eles querem seguir como carreira profissional. O resultado foi mais que positivo porque não há nada melhor do que se manter atualizado e por dentro das oportunidades futuras. Essa é nossa missão nesses quase 25 anos de Unifacisa, oferecer o conhecimento e a orientação.”, explicou Eduardo Raposo, coordenador de eventos da instituição.

João Dantas Maciel é um dentre os tantos estudantes que participaram do evento. Ele está no 2° ano do ensino médio no Ser Ético Colégio e Curso. O aluno relatou sobre como o uso das tecnologias no curso de jogos digitais o surpreenderam e como sua participação no Game Day lhe mostrou qual curso prestar para o vestibular. Segundo ele, “a parte tecnológica dos cursos é muito interessante, principalmente do curso de jogos digitais. O uso dos computadores para a criação de novos jogos e outras tecnologias me chamou muito atenção. Eu tinha muitas dúvidas sobre qual carreira seguir, mas agora pretendo continuar aprendendo mais sobre essa área tecnológica e, depois do que eu vi aqui, com certeza vou querer cursar jogos digitais em breve.”, disse.

Já para Ana Clara, aluna do 3° ano do ensino médio da Escola Polivalente, a oficina ofertada pelo curso de direito lhe ajudou a ter certeza que a advocacia é a sua área de afinidade. “Eu sempre tive curiosidade por essa parte de justiça e leis, mas algo me deixava insegura. Então, corri pra sala do curso de direito pra tirar a dúvida se é isso que eu realmente queria. Eu descobri muita coisa sobre a área e isso me tranquilizou bastante. No meio da oficina até acabei me emocionando porque tive a certeza que eu quero cursar direito. Eu tinha muito medo, mas agora estou muito feliz e encantada com toda a estrutura da Unifacisa e com os professores que esclareceram todas as minhas dúvidas.”, externou a estudante.

Kildere Guimarães, coordenador do ensino médio da escola Professor Antônio Oliveira, destacou que estar com seus alunos no Game Day foi "uma oportunidade maravilhosa e única. Acredito que todas as escolas deveriam viver esse evento aqui na Unifacisa. Sinto que meus alunos estão saindo daqui mais motivados e determinados a pleitearem uma vaga em uma universidade, principalmente após esse contato com toda a tecnologia e estrutura chocante que vimos. É tudo realmente impressionante aqui e espero voltar no próximo ano com novas turmas. Incentivar a educação é essencial para nossa juventude e isso a Unifacisa faz, e que bom podermos usufruir de tudo disso.”, enfatizou.

O Game Day Unifacisa, além de ajudar os estudantes de ensino médio a se encontrarem profissionalmente, também é uma excelente oportunidade para os alunos da Unifacisa, pois nesse evento os alunos são designados a realizar dentro dos cursos da Unifacisa demostranções práticas com base nos conteúdos vistos em sala de aula. “É uma oportunidade muito boa porque mostramos tudo o que estamos aprendendo de maneira prática e o melhor, essas demonstrações acontecem dentro dos laboratórios que comprovam o quanto realizamos atividades que nos preparam muito bem. Falar com esses estudantes é o mesmo que nos ver neles, porque eu também já estive nessa posição de dúvidas e incertezas. É maravilhoso poder falar sobre o meu curso e sobre o que eu faço porque eu amo tudo isso.”, destacou Maria Vitória, aluna do 8° período do curso de odontologia da Unifacisa.

Diante de tantas transformações propostas pela iniciativa, a Unifacisa cumpre mais uma vez seu papel de promover uma educação de excelência para além da sala de aula, já que a instituição é comprometida em, também, possibilitar o incentivo à profissionalização de jovens estudantes. Para o coordenador dos cursos de engenharia civil e arquitetura e urbanismo, o Game Day é “uma excelente oportunidade de estendermos nossas ações educacionais para os futuros universitários e de mostrar que aqui na Unifacisa nós prezamos, principalmente, pelo desenvolvimento social e que isso só é possível com o incentivo à educação.”, concluiu.

As escolas que tiverem interesse em participar do Game Day 2024 podem entrar em contato com o setor comercial da Unifacisa, através do (83) 98105-4584.