29 de abril de 2023

HELP: parcerias internacionais, equipamentos de ponta e arquitetura humanizada são diferenciais do hospital

O HELP impressiona pelos números em tamanho físico, equipamentos de ponta e tecnologia.

Ao falarmos em arquitetura, o HELP segue as normas mais rigorosas de acreditação hospitalar, tanto nacionais quanto internacionais, como ONA e JCI, seguindo diretrizes para definições de: dimensionamento, controle de fluxos, tipos de acabamento e equipamentos de controle de infecção, iluminação e temperatura, entre outros aspectos.

A diretora do grupo Unifacisa e arquiteta responsável pelo hospital, Carolina Gadelha, pontuou esses diferenciais .

“A gente partiu de um conceito de design centrado no ser humano e para isso olhamos todos os públicos, não só o paciente, mas quem está junto a ele: familiares, corpo técnico, médicos, estudantes, todo mundo que participa do hospital de alguma forma foi contemplado dentro do projeto. Para todos os usuários, pensamos na humanização e em uma linguagem única, especialmente para que eles não se sintam em um ambiente hospitalar hostil, mas tenham a referência de sua própria casa ou hotel. Para os espaços infantis, a gente traz todo um cuidado com texturas, materiais com cores para que o ambiente seja o mais agradável. Já a parte científica e educacional pensamos em espaços maiores para poder alocar quem estará sendo orientado, seja nos estágios, internatos, residência dentro do hospital”, disse.

As parcerias internacionais elevam a produção de conhecimento científico e qualidade dos atendimentos no HELP. O médico e diretor do hospital, Diego Gadelha, destacou as novidades na cerimônia festiva de inauguração.

“Uma parceria importante que já temos é com a faculdade de Maastricht da Holanda, a equipe está desenvolvendo a nossa prática do ensino médico. Outro parceiro internacional, para as pesquisas científicas e farmacêuticas, é a Science Valley. Além da criação do laboratório global de inovação e empreendedorismo em parceria com a Babson College dos Estados Unidos. Vamos fomentar pesquisa científica com cunho em empreendedorismo e inovação, possibilitando a criação de um hub de startups, Health Tech. Isso é só um pouco do que vem, a partir de agosto”, pontuou.

A expectativa para todas essas novidades acontecerem é enorme, tanto pela equipe do hospital como da cidade. A diretora Bianca Gadelha, destacou os treinamentos internos para garantir a gestão de qualidade e protocolos do hospital, bem como as fases dos atendimentos.

"O HELP funciona agora focado no atendimento pediátrico, e nessa primeira fase apenas paciente SUS. Os mesmos são referenciados pela Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura Municipal de Campina Grande. Dentro dos próximos meses, daremos início às atividades do Pronto Atendimento e o serviço particular ao serviço de pediatria. As demais fases do hospital, estão previstas para iniciar no segundo semestre de 2023. Em breve divulgaremos o calendário de todas as fases”, finalizou.