13 de novembro de 2023

Contribuição científica: aluno do curso de farmácia da Unifacisa publica artigo em revista internacional

O incentivo à pesquisa acadêmica é essencial durante a formação do estudante. A partir deste estímulo o aluno alcança autonomia científica e contribuição para os avanços sociais do meio em que está inserido. O curso de farmácia da Unifacisa, que possui conceito máximo na avaliação do MEC, é referência  por estimular parcerias entre docentes e discentes em prol do amadurecimento acadêmico. A partir dessas uniões surgem pesquisas de grande relevância para o setor das ciências farmacêuticas e que são rotineiramente publicadas por revistas científicas nacionais e internacionais. Gustavo Luis Ferreira Barbosa é graduando do curso de farmácia da instituição e, recentemente, publicou um artigo no periódico Journal of Drug Delivery Science and Technology (Jornal de Ciência e Tecnologia de Entrega de Medicamentos).

A pesquisa publicada pelo aluno foi orientada pelo professor Rodrigo Molina Martins, com participação da professora Maine Virginia Alves e contribuição de Eullállia Gonçalo, mestranda em ciências farmacêuticas. A revista que publicou a pesquisa cobre todos os aspectos inovadores de formas farmacêutica, além dos resultados mais avançados em liberação controlada, biodisponibilidade e absorção, nano medicamentos, entrega de genes e engenharia de tecidos. “Os procedimentos começaram na primeira metade do ano de 2022. O trabalho objetivou propor um novo modelo alternativo de testes de fotoproteção e o processo foi muito longo e difícil, já que se tratava de uma ideia inédita. Por algumas semanas nos prendemos na base do projeto até chegarmos em resultados concretos que nos deram segurança para seguir. Depois disso, escolhemos um ativo, produzimos formulações tópicas simples e nanoparticuladas. Ao longo do ano fizemos diversos ensaios biológicos e físico-químicos para atribuir robustez ao trabalho.”, disse Gustavo.

O discente em farmácia ainda explicou como o suporte da Unifacisa foi importante para a execução do trabalho. Segundo ele, “a Unifacisa foi a base para o trabalho, não só por ser a instituição em que o projeto teve seu desenvolvimento ou por possuir ótimos equipamentos e materiais que foram necessário para realização do trabalho, mas também por dar a oportunidade aos alunos para realizarem este tipo de pesquisa.”, enfatizou. Oportunidades como esta se mostram extremamente importantes para os alunos, uma vez que, “com a pesquisa, aprendi diversos assuntos de forma prática, percebi onde se aplicam conceitos que aprendi em aula, e por apresentar uma natureza multidisciplinar o trabalho me permitiu desempenhar melhor nas aulas já que estava com o conhecimento em prática. Além do conhecimento, esse trabalho é de extrema importância para o meu currículo, que pode ser um fator decisivo no meu futuro acadêmico.”, destacou.

Por meio dessas conquistas, os alunos da instituição Unifacisa seguem o propósito do Centro Universitário de agregar evoluções para o meio em que estão inseridos, uma vez que, para o ecossistema, é impossível pensar em inovação sem antes buscar evoluir sua própria esfera. Por essa razão, a Unifacisa investe diariamente em seu programa de pesquisa e extensão que “motiva a seguir o caminho da pesquisa por meio de toda a estrutura disponível, bem como os professores. Recentemente posso ver mais um incentivo à pesquisa, com a chamada para realização de projetos pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão, e com os recentes eventos científicos realizados pela Unifacisa. Eu pretendo seguir a carreira acadêmica e eventualmente me tornar um professor pesquisador.”, concluiu.