18 de julho de 2023

Inovação: Metodologia da pós-graduação Médica Unifacisa será apresentada em Conferência Internacional

O Centro Universitário Unifacisa é referência em saúde promovendo um ensino de qualidade e uma metodologia inovadora, inspirando os estudantes a explorar e solucionar os desafios propostos pela sociedade. Inovação presente não apenas na graduação, como também nos cursos de pós-graduação médica da instituição.

O pioneirismo da proposta metodológica da Pós-graduação em Medicina do Esporte e do Exercício resultou em um artigo de autoria do grupo multidisciplinar, responsável pelo desenvolvimento formado por estudantes, professores e gestores da Unifacisa: o Diretor da Faculdade de Medicina e professor do curso, Diego Gadelha, Coordenador do Curso e Médico do Basquete Unifacisa, Diogo de Alcântara Vilar Campos, Gestora de Pós-graduação da Unifacisa, Samarah da Silva Queiroz, e pelos estudantes de Medicina da Unifacisa, Giulia Lopes Carvalho, Mateus Brito Farias e Túlio Arcoverde do Nascimento. O trabalho foi aprovado para ser apresentado na Conferência Internacional PANPBL, que acontecerá em Montevidéu, Uruguai, no período de 5 a 7 de outubro de 2023.

De acordo com o diretor da Unifacisa, Diego Gadelha, a possibilidade de levar o método utilizado na pós-graduação para um dos maiores eventos da América Latina é um marco importante para compartilhar a metodologia centrada no aluno.

“A primeira turma da pós-graduação de medicina do esporte é um modelo desenvolvido em parceria com a Universidade de Maastricht, dentro do ecossistema Unifacisa. A expectativa é que essa metodologia seja ainda mais reconhecida e possa servir de inspiração para os modelos de ensinar e aprender medicina no Brasil e no mundo”, explicou.

A Conferência Internacional PANPBL desafia os participantes a refletirem sobre as formas como a Aprendizagem Baseada em Problemas e como outras Metodologias Ativas de Aprendizagem podem contribuir para melhorar e reinventar a educação básica e o ensino superior, produzir inovação e conhecimento interdisciplinar, além de promover o encontro de pessoas de diferentes origens acadêmicas, socioeconômicas e educacionais.

Pós-graduação em medicina esportiva – A Unifacisa, em parceria com a Universidade de Maastricht, construiu uma metodologia transformadora e pioneira, a partir da necessidade do aprendizado centrado no aluno. Um dos objetivos da capacitação é o foco em um ensino aplicado ao cotidiano com o intuito de facilitar o aprendizado e incentivar o profissional a evoluir dentro da sua área de atuação.

Na Unifacisa, o médico pós-graduando tem total autonomia para se desenvolver através das imersões práticas com o auxílio dos recursos ativos da estrutura que o ecossistema oferece, como clínicas-escolas, laboratórios de última geração, com o complexo esportivo, que conta com a Arena Unifacisa, onde os alunos podem realizar estudos práticos aplicados ao time de basquete da Unifacisa, que integra o NBB -  elite do basquete Nacional. A pós ainda oferece atividades práticas no HELP (Hospital de Ensino e Laboratórios de Pesquisa).