2 de outubro de 2023

Outubro Rosa: Hospital HELP promove esperança com mutirão de Reconstrução Mamária

A ação será realizada em parceria com a Unifacisa, Fundação Pedro Américo e Polytech. As cirurgias não terão nenhum custo para as pacientes e serão beneficiadas mais de 30 mulheres.

No mês dedicado à conscientização sobre o câncer de mama, o HELP demonstra seu comprometimento com o Outubro Rosa através de uma iniciativa que vai além da medicina. O hospital irá iniciar um Mutirão de Reconstrução Mamária, no dia 13 de outubro, exclusivo para pacientes atendidas pelo SUS e encaminhadas, através de critérios médicos preestabelecidos, para participar da ação em parceria com a empresa Polytech que doou as próteses mamárias.

A ação conta ainda com a parceria do cirurgião plástico, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e Preceptor do Serviço de cirurgia plástica do Hospital das Clínicas da UFPE, Pedro Pita, do cirurgião plástico titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e Preceptor do Serviço de cirurgia plástica do Hospital das Clínicas da UFPE, Igor Luna, a cirurgia plástica, Isis Lacerda e as mastologistas: Cristiane Araújo, Ana Livia, Thássia Mariz, Gianca Porto, Simone Castro, Stefania Nóbrega, Adriana Cariri, Cristina Santos, Fátima Cristina e Ana Helena.

A mastectomia é uma intervenção cirúrgica, em muitos casos, crucial que envolve a remoção total ou parcial da mama, geralmente como parte do tratamento do câncer de mama. Embora essa cirurgia seja uma etapa essencial para combater a doença, muitas mulheres enfrentam consequências físicas e mentais significativas após a mastectomia.

Para a Diretora de qualidade do HELP, Bianca Gadelha, essa iniciativa não restaura apenas a aparência física, mas melhora a qualidade de vida e autoestima das mulheres que passam pelo trauma da retirada de uma parte ou de toda a mama. “A perda da mama é um desafio emocional profundo para muitas mulheres. Além do impacto físico, essa experiência pode abalar a autoestima. Nossa ideia é proporcionar, a estas mulheres, uma reconexão com seus corpos, celebrando sua força e resiliência”, pontuou.

De acordo com o Cirurgião Plástico, Preceptor do Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Pedro Pitta, a reconstrução mamária após a mastectomia é parte fundamental do tratamento integral e multidisciplinar do câncer de mama.

“A seleção das mulheres é cuidadosamente feita em outubro, levando em consideração as condições médicas individuais, especialmente as recomendações do oncologista. As próteses foram doadas pela empresa Polytech, uma das melhores do mundo. Estou muito feliz em participar dessa ação aqui em Campina Grande. Ano passado, 50 mulheres foram beneficiadas no Hospital das Clínicas em Pernambuco”, pontuou.

Segundo ele, a ideia é criar um núcleo de reconstrução mamária no HELP, que possui uma infraestrutura de excelência na área de oncologia. Isso demonstra o compromisso contínuo em oferecer aos pacientes o melhor atendimento possível.

A triagem para participar da ação está sendo feita pelos mastologistas parceiros da cidade, e em breve, novas avaliações serão feitas.

Conheça outras novidades da Unifacisa

Veja mais notícias

Confira os Cursos da Unifacisa

Graduação
Pós Médica
Residência Médica
Fellowship

Está com dúvidas?

Temos uma turma pronta para te atender!

Conheça mais opções

Fale no WhatsApp

Tire suas dúvidas
Falar agora

Ligar

83 2101 8877
Ligue agora

Deixe uma mensagem

Deixe sua mensagem e nós entramos em contato com você
Enviar mensagem

Repositório Acadêmico

Editais, portarias, resoluções e outros documentos
Acesse agora

Manual do Candidato

Referente ao processo seletivo 2024.1
Fazer download

Sou Unifacisa

Acesso aos principais ambientes para alunos e colaboradores
Acesse agora

Unidades

Unifacisa - Campus Itararé

Av. Sen. Argemiro de Figueiredo, 1901 Itararé, Campina Grande - PB 58411-020
Abrir no maps

Unifacisa/Esac - Campus Catolé

R. Luíza Bezerra Mota, 200 Catolé, Campina Grande - PB 58410-340
Abrir no maps
CESED - Centro de Ensino Superior e Desenvolvimento Ltda.
© 2024 Todos os direitos reservados.
CNPJ: 02.108.023/0001-40
Tire suas dúvidas
crossmenu