A parceria entre a Unifacisa, Fundação Pedro Américo e a Rede Ita premiou o projeto das alunas do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unifacisa, Larissa Barbosa e Laura Wanderley, com supervisão do docente Eduardo Dantas, para a construção do cenário do programa junino “Arraial da Ita”, edição 2024. Dezenas de estudantes do curso da instituição participaram seguindo vários critérios, como, por exemplo, iluminação, cores, layout do palco e plateia. O concurso evidenciou a oportunidade dos estudantes colocarem em prática tudo o que aprenderam dentro dos muros da Unifacisa e nos estágios curriculares.
O projeto escolhido se destacou por seguir todas as propostas do edital, além de prestar homenagens ao aniversário de 160 anos de Campina Grande. “O processo de construção se deu a partir do conceito de valorização da arquitetura da cidade e regionalidade, sendo o São João o patrimônio cultural. Ademais, juntamos esse fato com foco em mais um ano da cidade de Campina Grande trazendo fachadas Art déco e elementos do local. Durante todo o processo, o professor Eduardo esteve a postos para tirar dúvidas e sugerir melhorias, além de guiar na questão de layout e materiais. Tudo foi muito válido e servirá de experiência futura. Tanto a prática da execução do projeto, fora dos 3D's, quanto o processo de trabalhar em conjunto em um tempo curto para atender às demandas solicitadas e podendo aplicar o conhecimento e vivência do curso”, disseram Larissa e Laura.
O Arraial da Ita é um dos mais importantes programas exibidos no mês de junho por resgatar toda a cultura e tradicionalidade do São João de Campina Grande. Poder participar da construção do cenário de um programa como esse é uma experiência de extrema importância e impacto profissional. “Quando o resultado final, além de ser premiado, é executado, a experiência se completa muito mais, agregando bastante ao currículo acadêmico das alunas. Ao ser convidado para orientá-las, tive a certeza que fariam uma ótima proposta, o que foi confirmando no decorrer do processo projetual. Mesmo sendo de períodos distintos do curso, as alunas uniram suas experiências e foram demonstrando domínio e maturidade sobre as decisões a respeito do tema abordado ”, disse o professor orientador, Eduardo.
Por André Bojim - Assessoria de Imprensa Unifacisa