27 de março de 2024

Tripla aprovação: egressos do curso de Odontologia são aprovados em mestrados

UFPB, UPE e UFCG são as instituições em que os alunos irão realizar suas pós-graduações

O ensino superior da Unifacisa vai muito além da sala de aula. O compromisso firmado pela instituição com os estudantes coloca-os em práticas atualizadas e condizentes com o mercado de trabalho atual desde o primeiro semestre da graduação. Estágios, projetos de pesquisa e extensão, estas são algumas das atividades onde são desenvolvidas as preparações necessárias para que o aluno da Unifacisa se torne um profissional de destaque e sucesso. No curso de Odontologia da instituição, a premissa não foge desta realidade. Com cinco estrelas no MEC (conceito máximo), a graduação dispõe de uma estrutura laboratorial e clínica completas. Além disso, o Hospital de Ensino e Laboratórios de Pesquisa (HELP) é um espaço de privilégio para os alunos – desenvolverem a multidisciplinaridade em práticas reais de trabalho –. Com tantos atributos preparatórios é comum que grupos de egressos alcancem espaços honrosos, como Ana Cecília de Souza Moraes Clementino, Pedro Henrique de Freitas Fernandes e Rebeka Lorena de Araújo Gonçalves que foram aprovados em programas de mestrado.

Os ex-graduandos concluíram seus cursos no ano de 2022 e logo se dedicaram aos processos seletivos das pós-graduações. Cada um deles atribui suas aprovações à boa formação que lhes foi dada na Unifacisa. Segundo Ana Cecília, aprovada pela UFPB, “tive uma vivência acadêmica que vai além da sala de aula, em estágios em unidades básicas de saúde. Eles foram peças-chave para meu desenvolvimento profissional e humano. Além disso, a vivência na clínica escola, que possui uma estrutura de alta qualidade, foi muito proveitosa”, explicou. Para Pedro, aprovado pela UPE, “a Unifacisa contribuiu de maneira extremamente significativa na minha formação profissional como cirurgião-dentista, oferecendo uma combinação de excelência acadêmica, recursos modernos e um ambiente de aprendizado dinâmico. Laboratório pré-clínico e clínica odontológica com equipamentos de alta qualidade, onde pude aplicar os conhecimentos teóricos em situações reais de atendimento ao paciente. Isso me permitiu desenvolver habilidades clínicas essenciais e ganhar confiança em minha capacidade de fornecer cuidados odontológicos”, relatou. Já para Rebeka, aprovada pela UFCG, “tive a oportunidade de aprender e desenvolver tudo que envolve a minha carreira, ampliar meus horizontes com um excelente network, e desenvolver um pensamento crítico em várias situações. Além disso, me foi mostrado diversos campos onde posso atuar e alcançar objetivos”, destacou.

Quanto ao relacionamento com os professores, cada um dos mestrandos enfatizou que seus docentes foram as principais razões as quais lhes levaram para onde estão hoje: “a forma como nos prepararam, nos dando todo o conhecimento necessário e apoio, e hoje posso sentir o mesmo amor e admiração pela área, assim como eu os via ao nos prepararem para a vivência com atividades reais”, disse Ana Cecília; “o corpo docente é altamente qualificado e dedicado, composto por profissionais renomados em suas respectivas áreas de especialização. Esses professores não apenas transmitiram conhecimento, mas também compartilharam suas experiências práticas, proporcionando dicas valiosas sobre a profissão e orientação individualizada”, sublinhou Pedro; “os professores, sem dúvida, foram um ponto fundamental na minha trajetória. Eles sempre estavam dispostos a me ajudar, tanto em sala de aula como fora dela. Hoje faço especialização em implante dentário e isso se dá em grande parte pela minha paixão que surgiu durante a graduação, tendo professores que me espelho até hoje”, falou Rebeka.

Ana Cecília foi aprovada no Programa de Ciências Odontológicas, Pedro na Pós-Graduação em Odontologia e Rebeka conquistou vaga no Programa de Engenharia de Materiais, e, mesmo sendo estes parte da turma pioneira do curso da Unifacisa, acredita-se que, da graduação, muitos outros egressos obterão vagas em espaços como esse. A Coordenadora do Curso de Odontologia da Unifacisa, Luana Balduíno, se alegra com os feitos e conquistas dos egressos e deseja que “a caminhada de cada um seja repleta de realizações e conquistas. Contem com a Unifacisa sempre”, destacou.