Entre os dias 12 e 14 de agosto, a Unifacisa recebeu, pela terceira vez consecutiva, alunos da Babson College, dos Estados Unidos, em uma imersão acadêmica e cultural. A visita faz parte de um programa de cooperação internacional que promove a troca de experiências, o empreendedorismo e a inovação entre estudantes de diferentes países.
Além das atividades de integração, a iniciativa tem como objetivo o desenvolvimento de projetos conjuntos entre alunos da Babson e da Unifacisa. Em grupos mistos, eles trabalham na criação de soluções inovadoras para desafios reais, unindo diferentes perspectivas acadêmicas e culturais.
Durante a estadia, os alunos conheceram de perto o campus do Centro Universitário, explorando os laboratórios, salas de aula e espaços de convivência. Para o CEO da Unifacisa, Diego Gadelha, a experiência fortalece a missão institucional: “Uma iniciativa extremamente gratificante e que proporciona aos alunos a troca de conhecimento, aprendizado, e no final das contas, quem ganha é a população que vai ter uma solução inovadora para solucionar problemas do SUS.”
Alunos da Unifacisa e Babson College com o CEO Diego Gadelha, durante desenvolvimento de projeto
No segundo dia, a programação seguiu para o Hospital Help, referência em tecnologia e atendimento de alta complexidade no interior do Nordeste. Os alunos tiveram acesso aos bastidores do funcionamento hospitalar, visitando setores como centro cirúrgico, UTI e áreas de diagnóstico por imagem, entendendo como a estrutura está conectada à formação médica e à inovação em saúde.
O aluno da Babson College, Joshua Bell, ficou impressionado com a estrutura e com os equipamentos do hospital. “O que eu mais gosto na visita é ver a acessibilidade entre o setor privado e o setor público, tornando a saúde mais democrática. Saúde é algo muito importante e este hospital, em particular, me chamou atenção pelo fato de permitir que as pessoas tenham acesso a cuidados de qualidade. Acho isso muito especial.”
Encerrando o roteiro, os participantes visitaram o Museu de Arte Contemporânea (MAC), que atualmente recebe a exposição FIOS. A mostra aborda conexões, sendo uma experiência interativa e imersiva que homenageia o algodão colorido.
A imersão reforça ainda a inovação da metodologia acadêmica adotada pela Unifacisa, que permite que os alunos sejam protagonistas no processo de aprendizagem. É por meio dessa abordagem que eles desenvolvem conhecimentos, habilidades e atitudes essenciais, capazes de transformar realidades e fazer a diferença no cuidado com a saúde e no avanço de soluções para a sociedade.
Parcerias como a da Unifacisa e Babson College reafirmam a importância de iniciativas que aproximam saberes, estimulam a criatividade e fortalecem o protagonismo estudantil, dentro e fora da sala de aula.