13 de setembro de 2023

Unifacisa esteve presente na Agenda Nacional da Capes, na oficina para elaboração do plano de pós-graduação 2024-2028

Com o intuito de promover o planejamento de políticas públicas para o desenvolvimento do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG), o Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) foi iniciado com uma Comissão Especial que vem se dedicando a um amplo diagnóstico e à proposição de recomendações para o setor. Após algumas decisões, a CAPES avalia os subsídios propostos pela Comissão para desenvolver o plano com seus componentes, além de dialogar com os estados para a construção da Agenda Nacional de Formação de Recursos Humanos de Alto Nível e prospecção de inovações na pós-graduação.

O Centro Universitário Unifacisa por ser referência em um ensino inovador, além de incentivar pesquisa e extensão através de uma metodologia centrada na prática do alunado, esteve presente na última oficina como a única instituição de ensino superior privado da Paraíba. Dessa maneira, na tarde desta última sexta-feira (01), a Gerente do Laboratório de Inovação e Carreiras da Unifacisa, Karina Dias, esteve representando a instituição na oficina estadual paraibana para a junção de subsídios ao (PNPG).

No momento estiveram presentes os representantes da CAPES, da Fundação de Amparo à Pesquisa da Paraíba (Fapesq), dos setores públicos e empresarial, da sociedade e de instituições de ensino superior do estado. Os presentes tiveram participação na construção da Agenda Nacional de Formação de Recursos Humanos de Alto Nível. O material busca unir temáticas estratégicas que são emergentes em cada estado brasileiro para elaborar o PNPG que terá vigência de 2024 a 2028.

O encontro ocorreu na cidade de João Pessoa e teve a definição de 28 temas que foram considerados essenciais para a qualificação de mestres e doutores, além de serem atrativos para pós-doutorado no estado da Paraíba. Entre os temas, estão em pauta o empreendedorismo, energias renováveis, transferência de tecnologia, mudanças climáticas e segurança hídrica. Márcio Castro, coordenador de Fomento à Ações para Redução de Assimetrias da CAPES e um dos representantes da Agência na reunião no estado, ressaltou que “todos comentaram que se trata de uma iniciativa corajosa que a CAPES vem tendo em se aproximar dos estados e abrir oportunidades de discutir temas de interesse regional”, disse.

Segundo Karina Dias, “a importância de participarmos desta ação é o espaço de diálogo sobre temas prioritários para nosso estado, o qual demanda incentivos e  investimentos. Além de estratégias para uma  formação conectada e alinhada ao mundo do trabalho, que esteja próximo a  necessidade das empresas, com aspirações para o  intraempreendedorismo, empreendedorismo nas carreiras e proporcionando a interdisciplinaridade. Um fomento à inovação na formação dos futuros pós-graduados mestres e doutores. Como o propósito do Inovalab é criar oportunidades inovadoras e empreendedoras, acreditamos que nossa semente foi plantada com o olhar neste futuro.”, destacou.