13 de setembro de 2023

Unifacisa esteve presente na Agenda Nacional da Capes, na oficina para elaboração do plano de pós-graduação 2024-2028

Com o intuito de promover o planejamento de políticas públicas para o desenvolvimento do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG), o Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) foi iniciado com uma Comissão Especial que vem se dedicando a um amplo diagnóstico e à proposição de recomendações para o setor. Após algumas decisões, a CAPES avalia os subsídios propostos pela Comissão para desenvolver o plano com seus componentes, além de dialogar com os estados para a construção da Agenda Nacional de Formação de Recursos Humanos de Alto Nível e prospecção de inovações na pós-graduação.

O Centro Universitário Unifacisa por ser referência em um ensino inovador, além de incentivar pesquisa e extensão através de uma metodologia centrada na prática do alunado, esteve presente na última oficina como a única instituição de ensino superior privado da Paraíba. Dessa maneira, na tarde desta última sexta-feira (01), a Gerente do Laboratório de Inovação e Carreiras da Unifacisa, Karina Dias, esteve representando a instituição na oficina estadual paraibana para a junção de subsídios ao (PNPG). 

No momento estiveram presentes os representantes da CAPES, da Fundação de Amparo à Pesquisa da Paraíba (Fapesq), dos setores públicos e empresarial, da sociedade e de instituições de ensino superior do estado. Os presentes tiveram participação na construção da Agenda Nacional de Formação de Recursos Humanos de Alto Nível. O material busca unir temáticas estratégicas que são emergentes em cada estado brasileiro para elaborar o PNPG que terá vigência de 2024 a 2028.

O encontro ocorreu na cidade de João Pessoa e teve a definição de 28 temas que foram considerados essenciais para a qualificação de mestres e doutores, além de serem atrativos para pós-doutorado no estado da Paraíba. Entre os temas, estão em pauta o empreendedorismo, energias renováveis, transferência de tecnologia, mudanças climáticas e segurança hídrica. Márcio Castro, coordenador de Fomento à Ações para Redução de Assimetrias da CAPES e um dos representantes da Agência na reunião no estado, ressaltou que “todos comentaram que se trata de uma iniciativa corajosa que a CAPES vem tendo em se aproximar dos estados e abrir oportunidades de discutir temas de interesse regional”, disse. 

Segundo Karina Dias, “a importância de participarmos desta ação é o espaço de diálogo sobre temas prioritários para nosso estado, o qual demanda incentivos e  investimentos. Além de estratégias para uma  formação conectada e alinhada ao mundo do trabalho, que esteja próximo a  necessidade das empresas, com aspirações para o  intraempreendedorismo, empreendedorismo nas carreiras e proporcionando a interdisciplinaridade. Um fomento à inovação na formação dos futuros pós-graduados mestres e doutores. Como o propósito do Inovalab é criar oportunidades inovadoras e empreendedoras, acreditamos que nossa semente foi plantada com o olhar neste futuro.”, destacou.

Conheça outras novidades da Unifacisa

Veja mais notícias

Confira os Cursos da Unifacisa

Graduação
Pós Médica
Residência Médica
Fellowship

Está com dúvidas?

Temos uma turma pronta para te atender!

Conheça mais opções

Fale no WhatsApp

Tire suas dúvidas
Falar agora

Ligar

83 2101 8877
Ligue agora

Deixe uma mensagem

Deixe sua mensagem e nós entramos em contato com você
Enviar mensagem

Repositório Acadêmico

Editais, portarias, resoluções e outros documentos
Acesse agora

Manual do Candidato

Referente ao processo seletivo 2024.1
Fazer download

Sou Unifacisa

Acesso aos principais ambientes para alunos e colaboradores
Acesse agora

Unidades

Unifacisa - Campus Itararé

Av. Sen. Argemiro de Figueiredo, 1901 Itararé, Campina Grande - PB 58411-020
Abrir no maps

Unifacisa/Esac - Campus Catolé

R. Luíza Bezerra Mota, 200 Catolé, Campina Grande - PB 58410-340
Abrir no maps
CESED - Centro de Ensino Superior e Desenvolvimento Ltda.
© 2024 Todos os direitos reservados.
CNPJ: 02.108.023/0001-40
Tire suas dúvidas
crossmenu