O incentivo à pesquisa científica é essencial para a formação intelectual de qualquer graduando. É através desse estímulo que a Unifacisa cumpre um dos seus compromissos primordiais: formar profissionais que contribuam ativamente com a sociedade. André de Almeida Agra Omena é graduando e já iniciou sua contribuição com a sociedade de maneira profissional e com bastante maestria.
Acadêmico do curso de odontologia da instituição, André, recentemente, publicou um artigo científico na revista científica multidisciplinar Recima21. O periódico tem como objetivo promover e disseminar os estudos nas áreas de ensino e pesquisa em Ciências Exatas e da Terra, Sociais, da Saúde, Humanas e Engenharia/Tecnologia. No caso do graduando da Unifacisa, sua contribuição foi voltada para a seção de saúde e tem como objetivo identificar quais as alterações fisiopatológicas presentes em pacientes que são usuários de tabaco frente ao desenvolvimento periodontal.
Para realizar a produção de um artigo científico, é necessário executar um levantamento bibliográfico que irá embasar a pesquisa. Dessa maneira, André explicou como se deu a execução do seu trabalho. “Selecionamos 14 artigos para compor o estudo. Após análise, observamos que as pesquisas comprovaram que a doença periodontal tem relação com o tabagismo, como, por exemplo, o fato do tabagismo impactar de forma significativa no nível de 8-OHdG no sangue gengival e na capacidade antioxidante total no sangue venoso. Além disso, a recessão gengival, perda de inserção, perda dentária e mobilidade dentária foram as alterações clínicas mais identificadas nos pacientes tabagistas.”, externou.
O estudante relatou como a Unifacisa e o corpo docente da graduação em odontologia contribuíram com essa conquista. Segundo ele: “diariamente são proporcionados meios de estudo através da infraestrutura de qualidade da Unifacisa, onde, por meio da inovação e tecnologia consigo viver e praticar tudo o que aprendo de inovador, além dos eventos, estágios e atividades práticas que tenho acesso. Os professores me incentivam bastante e me orientam em produções científicas para ajudar no meu crescimento intelectual e profissional.”, elucidou.
Assim, a partir de todo suporte oferecido academicamente, André afirmou que pretende “continuar produzindo artigos e outros projetos, para aprimorar minhas habilidades e competências em metodologia científica. Ao concluir a graduação, irei em busca do mestrado e doutorado, pois almejo seguir a carreira de pesquisador e docente.”, afirmou. Seguindo dessa maneira, o graduando seguirá os mesmos caminhos de muitos egressos de sucesso da Unifacisa que, rotineiramente, prestam serviços de excelência em suas atuações profissionais.
Por André Bojim - Assessoria de Imprensa Unifacisa