26 de setembro de 2023

Relato de caso de paciente do Hospital HELP é publicado na maior revista de cefaleia do país

A enxaqueca crônica é uma condição que afeta a qualidade de vida de milhões de pessoas em todo o mundo. Com implicações socioeconômicas importantes, essa condição tem sido uma preocupação crescente na área da saúde. No entanto, há esperança no horizonte, e o Hospital HELP, em Campina Grande – PB, está realizando pesquisas e tratamentos neste sentido.

De acordo com o neurocirurgião, Luiz Severo, o Artigo científico publicado na Headache Medicine, revista oficial da Sociedade Brasileira de Cefaleia, intitulado “Prolotherapy in the treatment of chronic migraine — Case report” é um marco na produção científica do hospital, com o primeiro caso de paciente acompanhado no Centro de Dor.

"A temática do artigo traz a descrição de um caso promissor onde foi utilizado a técnica da Proloterapia, consistindo na aplicação da glicose e anestésico local, trazendo redução de crises em médio prazo. A proloterapia provou ser um complemento promissor para o tratamento e controle das crises de enxaqueca. Uma opção minimamente invasiva para o controle da dor refratária aos tratamentos convencionais. Aplicando esta técnica no tratamento da enxaqueca, obtivemos excelentes resultados no controle da dor. Ressalta-se que a técnica eficaz depende de um operador com experiência e vasto conhecimento do procedimento, anatomia e histórico médico do paciente", pontuou.

Para o estudante de Medicina da Unifacisa, Ítallo Bernardo Souto, é muito simbólico publicar o primeiro artigo científico do HELP em uma revista de relevância nacional e internacional como a Headache Medicine. “É a prova de que nós estamos avançando, o HELP progredindo e a ciência andando a passos largos. Continuo cativado pela ideia de produzir soluções inovadoras para velhas questões, como a migrânea crônica. São propósitos ambiciosos, mas acredito que alcançaremos lugares de maior excelência em relação à posição que estamos hoje no gerenciamento da enxaqueca crônica”, afirmou.

Na pesquisa, a proloterapia provou ser uma técnica notável para reduzir o número de dias em um mês que um paciente com enxaqueca crônica refratária à terapia padronizada teve dores de cabeça. No entanto, são necessários estudos em grupo controle para determinar a eficácia do procedimento.

Confira a publicação AQUI

Conheça outras novidades da Unifacisa

Veja mais notícias

Confira os Cursos da Unifacisa

Está com dúvidas?

Temos uma turma pronta para te atender!

Conheça mais opções

Fale no WhatsApp

Fale conosco
Falar agora

Ligar

83 2101 8877
Ligue agora

Deixe uma mensagem

Deixe sua mensagem e nós entramos em contato com você
Enviar mensagem

Repositório Acadêmico

Editais, portarias, resoluções e outros documentos
Acesse agora

Sou Unifacisa

Acesso aos principais ambientes para alunos e colaboradores
Acesse agora
CESED - Centro de Ensino Superior e Desenvolvimento Ltda.
© 2024 Todos os direitos reservados.
CNPJ: 02.108.023/0001-40
Estamos on-line
crossmenu