12 de dezembro de 2023

Docentes da Unifacisa publicam artigo internacional com base em pesquisas realizadas nos laboratórios da IES

O auxílio da instituição permitiu que pesquisadores – hoje professores – publicassem artigo em revista internacional de alto conceito na CAPES

Referenciado como uma instituição de excelência dentro da Paraíba, o Centro Universitário Unifacisa vai muito além da sala de aula por promover experiências de aprendizado completas através de toda a sua estrutura robusta e moderna. Recentemente, uma pesquisa desenvolvida dentro do biotério da Unifacisa por docentes da instituição, na época em que ainda faziam o doutorado, foi aprovada para publicação na Lasers in Medical Science (Lasers da Ciência Médica), uma das revistas de maior impacto científico dentro da área de laser e fotobiomodulação. Os envolvidos foram os professores do curso de odontologia, José de Alencar Fernandes Neto e Thamyres Maria Silva Simões, juntamente com Tharcia Kiara Beserra de Oliveira (responsável pelo laboratório) e os  Profs Joabe dos Santos Pereira (UFRN); Cassiano Francisco Weege Nonaka (UEPB) e Maria Helena Chaves de Vasconcelos Catão (UEPB).

Com conceito A2 na CAPES, a revista que aprovou o material estabeleceu-se como o principal periódico internacional no campo de aplicações de lasers e luzes nas áreas médicas e odontológicas. A revista também fornece um fórum para publicação de artigos sobre os aspectos técnicos, experimentais e clínicos do uso de lasers médicos. “Além das aplicações médicas do laser, o periódico apresenta manuscritos de alta qualidade sobre uma ampla variedade de tópicos odontológicos, incluindo odontologia estética, endodontia, ortodontia e prótese dentária.”, destacou José Alencar, autor do texto. 

Da pesquisa desenvolvida no laboratório da universidade, este é o quarto artigo científico publicado em uma revista de reconhecimento internacional, além das apresentações em congressos regionais, nacionais e internacionais, que renderam menções honrosas e premiações para o grupo. José Alencar explicou como se deu o processo de pesquisa: “após a realização da parte experimental no biotério da Unifacisa com ratos wistar, envolvendo a utilização de Diodos Emissores de Luz (LEDs) na cicatrização de feridas cutâneas, análises histológicas foram realizadas no Laboratório de Histopatologia Oral da UEPB e Laboratório de Anatomia Patológica do Departamento de Patologia da UFRN. Toda a pesquisa foi aprovada pela Comissão de Ética no Uso  de Animais (CEUA) da Unifacisa e orientada pela Profa. Dra. Maria Helena Catão.”, disse.

O atual docente da instituição ainda externou sobre a sensação que é estar hoje dentro do ecossistema que teve significativas contribuições para sua carreira. Segundo ele, “durante toda a pesquisa pude comprovar o quanto a instituição é séria e acredita no  progresso científico e tecnológico. Hoje, trabalhar na Unifacisa é ter a certeza que você receberá  todo o apoio necessário para seu desenvolvimento profissional. Além disso, a Unifacisa oferece  uma infraestrutura ímpar e uma excelente equipe profissional, essenciais para a realização de pesquisas científicas robustas e de qualidade.”, concluiu o doutor em clínica odontológica.

Por André Bojim - Assessoria de Imprensa Unifacisa

Conheça outras novidades da Unifacisa

Veja mais notícias

Confira os Cursos da Unifacisa

Está com dúvidas?

Temos uma turma pronta para te atender!

Conheça mais opções

Fale no WhatsApp

Fale conosco
Falar agora

Ligar

83 2101 8877
Ligue agora

Deixe uma mensagem

Deixe sua mensagem e nós entramos em contato com você
Enviar mensagem

Repositório Acadêmico

Editais, portarias, resoluções e outros documentos
Acesse agora

Sou Unifacisa

Acesso aos principais ambientes para alunos e colaboradores
Acesse agora
CESED - Centro de Ensino Superior e Desenvolvimento Ltda.
© 2025 Todos os direitos reservados.
CNPJ: 02.108.023/0001-40
Estamos on-line
crossmenu