O auxílio da instituição permitiu que pesquisadores – hoje professores – publicassem artigo em revista internacional de alto conceito na CAPES
Referenciado como uma instituição de excelência dentro da Paraíba, o Centro Universitário Unifacisa vai muito além da sala de aula por promover experiências de aprendizado completas através de toda a sua estrutura robusta e moderna. Recentemente, uma pesquisa desenvolvida dentro do biotério da Unifacisa por docentes da instituição, na época em que ainda faziam o doutorado, foi aprovada para publicação na Lasers in Medical Science (Lasers da Ciência Médica), uma das revistas de maior impacto científico dentro da área de laser e fotobiomodulação. Os envolvidos foram os professores do curso de odontologia, José de Alencar Fernandes Neto e Thamyres Maria Silva Simões, juntamente com Tharcia Kiara Beserra de Oliveira (responsável pelo laboratório) e os Profs Joabe dos Santos Pereira (UFRN); Cassiano Francisco Weege Nonaka (UEPB) e Maria Helena Chaves de Vasconcelos Catão (UEPB).
Com conceito A2 na CAPES, a revista que aprovou o material estabeleceu-se como o principal periódico internacional no campo de aplicações de lasers e luzes nas áreas médicas e odontológicas. A revista também fornece um fórum para publicação de artigos sobre os aspectos técnicos, experimentais e clínicos do uso de lasers médicos. “Além das aplicações médicas do laser, o periódico apresenta manuscritos de alta qualidade sobre uma ampla variedade de tópicos odontológicos, incluindo odontologia estética, endodontia, ortodontia e prótese dentária.”, destacou José Alencar, autor do texto.
Da pesquisa desenvolvida no laboratório da universidade, este é o quarto artigo científico publicado em uma revista de reconhecimento internacional, além das apresentações em congressos regionais, nacionais e internacionais, que renderam menções honrosas e premiações para o grupo. José Alencar explicou como se deu o processo de pesquisa: “após a realização da parte experimental no biotério da Unifacisa com ratos wistar, envolvendo a utilização de Diodos Emissores de Luz (LEDs) na cicatrização de feridas cutâneas, análises histológicas foram realizadas no Laboratório de Histopatologia Oral da UEPB e Laboratório de Anatomia Patológica do Departamento de Patologia da UFRN. Toda a pesquisa foi aprovada pela Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) da Unifacisa e orientada pela Profa. Dra. Maria Helena Catão.”, disse.
O atual docente da instituição ainda externou sobre a sensação que é estar hoje dentro do ecossistema que teve significativas contribuições para sua carreira. Segundo ele, “durante toda a pesquisa pude comprovar o quanto a instituição é séria e acredita no progresso científico e tecnológico. Hoje, trabalhar na Unifacisa é ter a certeza que você receberá todo o apoio necessário para seu desenvolvimento profissional. Além disso, a Unifacisa oferece uma infraestrutura ímpar e uma excelente equipe profissional, essenciais para a realização de pesquisas científicas robustas e de qualidade.”, concluiu o doutor em clínica odontológica.
Por André Bojim - Assessoria de Imprensa Unifacisa