Luís Henrique Andrade Mendes celebra a aprovação de seus estudos no CONNAE 2025 e destaca a importância da iniciação científica e do apoio dos professores da Unifacisa em sua trajetória acadêmica.
O aluno do curso de Nutrição da Unifacisa, Luís Henrique Andrade Mendes, com previsão de conclusão em 2026.2, vive um momento de celebração: dois trabalhos de sua autoria foram aprovados no Congresso Norte e Nordeste de Nutrição Clínica e Esportiva (CONNAE), um dos mais importantes eventos científicos do país na área de Nutrição.
Em 2025, o CONNAE chega à sua 10ª edição consolidado como espaço de atualização profissional, networking e fomento à pesquisa. A presença de Luís na programação do congresso marca uma conquista não apenas individual, mas também institucional e reflete o compromisso da Unifacisa com a formação acadêmica pautada na ciência e na prática desde os primeiros períodos da graduação.
A jornada que culminou na aprovação dos trabalhos teve início nos Projetos Integradores do curso. No primeiro deles, Luís teve a oportunidade de acompanhar a professora Carolina Campelo em atendimentos a crianças com microcefalia no Instituto de Pesquisa Professor Joaquim Amorim Neto. A experiência foi o ponto de partida para o primeiro artigo, um relato de experiência sobre a atuação em um centro filantrópico voltado à saúde infantil.
“Percebi o quanto aquela vivência tinha potencial para gerar conhecimento. Quando propus a ideia à professora Carolina, ela imediatamente se colocou à disposição para me orientar. Suas sugestões foram essenciais para que o trabalho fosse aceito”, conta Luís.
O segundo trabalho surgiu de outra frente de atuação: visitas ao Instituto São Vicente de Paulo, onde atividades e jogos interativos eram promovidos com idosos institucionalizados. A experiência foi tão enriquecedora que acabou se transformando em um projeto de extensão. O professor Igor Macedo, ao perceber o valor do projeto, incentivou Luís a transformar a vivência em mais um artigo científico.
“As orientações do professor Igor foram fundamentais não apenas para a construção do texto, mas para meu amadurecimento enquanto estudante e futuro profissional”, destaca.
Para Luís, a Unifacisa tem sido um ambiente fértil para o florescimento de iniciativas como essas. “A universidade me proporciona um conhecimento grandioso, sobretudo por permitir que a gente vivencie a prática desde o início. Isso faz toda a diferença”, afirma.
Ele também vê o incentivo à pesquisa científica como um diferencial da instituição: “A Unifacisa me motiva a seguir nesse caminho. Quero continuar desenvolvendo projetos, aprofundar meus conhecimentos e contribuir com a produção científica na área da Nutrição”.
O estudante agora se prepara para compartilhar suas experiências no CONNAE 2025 e levar consigo não apenas os aprendizados em sala de aula e campo, mas também a certeza de estar construindo uma trajetória sólida e promissora na ciência.
Por André Bojim - assessoria de imprensa Unifacisa