9 de março de 2023

Adaptações na área da educação física: desafios e conquistas de uma egressa frente a um mercado de trabalho pós-pandêmico

Ex-graduanda da Unifacisa relatou sobre os enfrentamentos durante o período de isolamento social e a conquista de obter a primeira colocação em um processo seletivo

Segundo a Coordenadora do curso de Educação Física da Unifacisa, Professora e Dra. Conceição Carvalho, o campo de atuação da educação física é bem amplo. Dentre as possibilidades, estão, por exemplo, treinamento paraolímpico, esportivo ou funcional; reabilitação física, cardíaca ou respiratória; ginástica laboral e coletiva; pilates; terapias psicomotoras, entre outras. Para Conceição, o mercado de trabalho encontra-se em um momento oportuno: “Eu vejo um mercado aquecido, com muitas redes de academia abrindo, mas também com estúdios menores que possuem modalidades novas coletivas ou individuais que atraem os públicos de todas as idades e esses espaços que atendem a um público diferenciado, tendo foco a qualidade de vida.”, esclareceu. Entretanto, uma das questões mais debatidas nos últimos anos, segundo o ENAP (Escola Nacional de Administração Pública), foi a atuação profissional durante a pandemia e uma das principais questões foi: como obter êxito com tantas adaptações frente ao período de isolamento social?

A egressa do curso de educação física da Unifacisa, Natiely da Costa Silva, concluiu sua graduação no segundo semestre de 2019 e precisou enfrentar alguns desafios enquanto uma recém-formada em busca de oportunidades durante a pandemia. A egressa explicou que enfrentou muitos desafios: “tive o privilégio de ter sido da turma pioneira de educação física e saí do curso com a certeza de que uma boa preparação para o mercado de trabalho faz toda a diferença. Quando a pandemia começou, veio o impacto de ser recém-formada e estar iniciando uma carreira que ao mesmo tempo teve que parar imediatamente devido ao contexto pandêmico. Foi tudo muito rápido e bem difícil.”, afirmou.

Mesmo com as oportunidades amplas para a área, dada a situação de crise sanitária, a profissional de educação física precisou reinventar-se com o intuito de adquirir suas primeiras oportunidades profissionais. Assim, Natiely decidiu começar a vender treinamentos personalizados de maneira on-line e explicou como seu deu tal iniciativa: “surgiu a ideia de criar um grupo de treino on-line. Usei as minhas redes sociais para divulgar meu grupo de treinamento onde eu cobrava uma taxa mínima para as pessoas treinarem em casa. Com o dinheiro, comecei a comprar materiais de treino e passei a vender os kits de treinamento.”, explicou.

Embora a educadora estivesse conseguindo adquirir suas primeiras experiências profissionais, dentro dela ainda havia um desejo de conquistar lugares mais altos e no nicho em que ela se identificava. Natiely destaca que a instituição que a formou foi crucial para que ela tomasse as próximas decisões: “a Unifacisa é a única faculdade do nordeste que tem uma disciplina chamada ‘Educação Física Hospitalar’, que possibilita ao aluno atuar no campo da saúde pública e isso é extraordinário. Diante a tudo que aprendi no período da graduação, comecei a me preparar para tentar residência em saúde pública, foi quando surgiu o processo seletivo da secretaria de saúde do Município de Pocinhos. Fiz e obtive a aprovação em primeira colocação.”, enfatizou a egressa.

Com a pandemia cada vez mais controlada, as oportunidades para o ramo da educação física voltam a estar “aquecidas”, como afirmou Conceição. A partir dessa possibilidade, além de seguir com seu centro de treinamento de consultoria física e produção de treinamentos personalizados, Natiely tomará posse das suas atividades na secretaria de saúde da cidade de Pocinhos. Visando o futuro, a egressa reforça que ainda almeja desenvolver vários projetos sociais: “quero, enquanto profissional, levar meu conhecimento à comunidade por meio de um projeto social a fim de interagir com as pessoas permitindo a transformação de vidas.”, relatou.

A história da ex-graduanda só reflete o quanto a vida profissional é cheia de adaptações, novas experiências e muito desafio, por isso com a preparação correta e muito esforço, é possível conquistar pouco a pouco o que se almeja. Na área de educação física, a Coordenadora do curso da Unifacisa explica que “a educação física é vital. Ela continua ampliando os horizontes e a sociedade acompanha essa evolução, seja ela na área acadêmica ou profissional.”, esclareceu.