9 de março de 2023

Adaptações na área da educação física: desafios e conquistas de uma egressa frente a um mercado de trabalho pós-pandêmico

Ex-graduanda da Unifacisa relatou sobre os enfrentamentos durante o período de isolamento social e a conquista de obter a primeira colocação em um processo seletivo

Segundo a Coordenadora do curso de Educação Física da Unifacisa, Professora e Dra. Conceição Carvalho, o campo de atuação da educação física é bem amplo. Dentre as possibilidades, estão, por exemplo, treinamento paraolímpico, esportivo ou funcional; reabilitação física, cardíaca ou respiratória; ginástica laboral e coletiva; pilates; terapias psicomotoras, entre outras. Para Conceição, o mercado de trabalho encontra-se em um momento oportuno: “Eu vejo um mercado aquecido, com muitas redes de academia abrindo, mas também com estúdios menores que possuem modalidades novas coletivas ou individuais que atraem os públicos de todas as idades e esses espaços que atendem a um público diferenciado, tendo foco a qualidade de vida.”, esclareceu. Entretanto, uma das questões mais debatidas nos últimos anos, segundo o ENAP (Escola Nacional de Administração Pública), foi a atuação profissional durante a pandemia e uma das principais questões foi: como obter êxito com tantas adaptações frente ao período de isolamento social?

A egressa do curso de educação física da Unifacisa, Natiely da Costa Silva, concluiu sua graduação no segundo semestre de 2019 e precisou enfrentar alguns desafios enquanto uma recém-formada em busca de oportunidades durante a pandemia. A egressa explicou que enfrentou muitos desafios: “tive o privilégio de ter sido da turma pioneira de educação física e saí do curso com a certeza de que uma boa preparação para o mercado de trabalho faz toda a diferença. Quando a pandemia começou, veio o impacto de ser recém-formada e estar iniciando uma carreira que ao mesmo tempo teve que parar imediatamente devido ao contexto pandêmico. Foi tudo muito rápido e bem difícil.”, afirmou. 

Mesmo com as oportunidades amplas para a área, dada a situação de crise sanitária, a profissional de educação física precisou reinventar-se com o intuito de adquirir suas primeiras oportunidades profissionais. Assim, Natiely decidiu começar a vender treinamentos personalizados de maneira on-line e explicou como seu deu tal iniciativa: “surgiu a ideia de criar um grupo de treino on-line. Usei as minhas redes sociais para divulgar meu grupo de treinamento onde eu cobrava uma taxa mínima para as pessoas treinarem em casa. Com o dinheiro, comecei a comprar materiais de treino e passei a vender os kits de treinamento.”, explicou.

Embora a educadora estivesse conseguindo adquirir suas primeiras experiências profissionais, dentro dela ainda havia um desejo de conquistar lugares mais altos e no nicho em que ela se identificava. Natiely destaca que a instituição que a formou foi crucial para que ela tomasse as próximas decisões: “a Unifacisa é a única faculdade do nordeste que tem uma disciplina chamada ‘Educação Física Hospitalar’, que possibilita ao aluno atuar no campo da saúde pública e isso é extraordinário. Diante a tudo que aprendi no período da graduação, comecei a me preparar para tentar residência em saúde pública, foi quando surgiu o processo seletivo da secretaria de saúde do Município de Pocinhos. Fiz e obtive a aprovação em primeira colocação.”, enfatizou a egressa.

Com a pandemia cada vez mais controlada, as oportunidades para o ramo da educação física voltam a estar “aquecidas”, como afirmou Conceição. A partir dessa possibilidade, além de seguir com seu centro de treinamento de consultoria física e produção de treinamentos personalizados, Natiely tomará posse das suas atividades na secretaria de saúde da cidade de Pocinhos. Visando o futuro, a egressa reforça que ainda almeja desenvolver vários projetos sociais: “quero, enquanto profissional, levar meu conhecimento à comunidade por meio de um projeto social a fim de interagir com as pessoas permitindo a transformação de vidas.”, relatou.

A história da ex-graduanda só reflete o quanto a vida profissional é cheia de adaptações, novas experiências e muito desafio, por isso com a preparação correta e muito esforço, é possível conquistar pouco a pouco o que se almeja. Na área de educação física, a Coordenadora do curso da Unifacisa explica que “a educação física é vital. Ela continua ampliando os horizontes e a sociedade acompanha essa evolução, seja ela na área acadêmica ou profissional.”, esclareceu.

Por André Bojim - Assessoria de Imprensa Unifacisa

Conheça outras novidades da Unifacisa

Veja mais notícias

Confira os Cursos da Unifacisa

Graduação
Pós Médica
Residência Médica
Fellowship

Está com dúvidas?

Temos uma turma pronta para te atender!

Conheça mais opções

Fale no WhatsApp

Tire suas dúvidas
Falar agora

Ligar

83 2101 8877
Ligue agora

Deixe uma mensagem

Deixe sua mensagem e nós entramos em contato com você
Enviar mensagem

Repositório Acadêmico

Editais, portarias, resoluções e outros documentos
Acesse agora

Manual do Candidato

Referente ao processo seletivo 2024.1
Fazer download

Sou Unifacisa

Acesso aos principais ambientes para alunos e colaboradores
Acesse agora

Unidades

Unifacisa - Campus Itararé

Av. Sen. Argemiro de Figueiredo, 1901 Itararé, Campina Grande - PB 58411-020
Abrir no maps

Unifacisa/Esac - Campus Catolé

R. Luíza Bezerra Mota, 200 Catolé, Campina Grande - PB 58410-340
Abrir no maps
CESED - Centro de Ensino Superior e Desenvolvimento Ltda.
© 2024 Todos os direitos reservados.
CNPJ: 02.108.023/0001-40
Tire suas dúvidas
crossmenu